Como avaliar fornecedores externos

Getting your Trinity Audio player ready...

Já comentamos aqui sobre a importância da escolha de fornecedores para importação. Criamos também um texto que oferece dicas para de ajudar a selecionar fornecedores, que complementa o tema desse post.

Como importar produtos normalmente envolve um investimento alto no início, ter segurança em seu fornecedor é fundamental. Uma ação importante muitas vezes é conhecer o fornecedor antes de fazer uma compra grande. Com isso em mente separamos algumas dicas para ter considerar quando visitar um potencial fornecedor.

Contato com a embaixada

Já comentamos no blog sobre a possibilidade de contato com a embaixada, essa pode ser uma ação importante para se certificar que o fornecedor/exportador é seguro. Na maioria das vezes as embaixadas se interessam e estimulam negócios entre os países. Por isso, na maior parte dos casos são muito solícitos em ajudar.

Recentemente presenciamos na Venus um caso interessante em que o contato com a embaixada foi fundamental. Durante uma tentativa de importação o fornecedor com o melhor preço era da África do Sul. Como nunca havíamos feito negócios com o país achamos interessante entrar em contato com a embaixada.

Eles foram muito solícitos em ajudar, pesquisaram sobre a empresa e recomendaram não fazer o negócio pois não tinham certificação de que era uma empresa legítima. Também nos enviaram uma relação de empresas em que tinham mais confiança e alguma certificação local.

Solicite Certificações

Outra questão importante é solicitar certificações do segmento e se houver certificações locais. Na maioria das vezes empresas que se prontificam em enviar certificações demonstram que estão acostumadas e preparadas para exportação. Se por acaso perceber que o fornecedor evita ou prorroga o envio, considere como um sinal de atenção.

Programe uma visita

É importante conhecer as instalações do fornecedor, principalmente se for um produto crítico para o seu negócio. Por isso, agende uma visita à fábrica para conhecer o fornecedor de perto. Essa ação te ajudará a trazer segurança com relação ao investimento em seu negócio.

Se o fornecedor se prontificar para te receber esse também é um sinal de que está preparado para desenvolvimento do negócio. Caso haja algum tipo de hesitação com relação à sua visita, fique atento e entenda o por que o fornecedor está agindo dessa maneira.

Capacidade de Programação de Pedidos/ Atender a Demanda

Outro fator importante é ter certeza que o fornecedor consegue atender a sua demanda de pedidos. Já encontramos casos aqui na Venus de empresas que não queriam se comprometer com o fornecimento mensal de pedidos. Isso pode prejudicar muito todo o seu processo de venda e até mesmo deixar sua empresa com má fama no mercado por não ter continuidade de fornecimento.

Pensando nisso, é importante montar um planejamento inicial e entender qual será sua demanda. Depois disso, vale conferir se seu fornecedor conseguirá atender. Caso contrário talvez seja interessante buscar um outro parceiro de negócio.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado! Deixe um comentário.

One thought on “Como avaliar fornecedores externos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *