Dicas De Estudo De Mercado Para Importação: Entenda O Mercado Antes De Importar

Getting your Trinity Audio player ready...

Entender o mercado é geralmente o passo que antecede qualquer negócio de sucesso. Estudar o mercado possibilita antever os aspectos gerais, pensar em metodologias diferenciadas e estruturações novas para encarar a concorrência da forma correta. 

Nos negócios, ainda mais frente à atual situação econômica globalizada, estudar todos os fatores que acompanham um novo empreendimento faz parte daquela lista de itens indispensáveis ao sucesso do empreendimento. A visão holística (que é um tipo de visão Multifacetada muito abordada nos livros de Douglas Adams), realmente modifica a forma com a qual se administra uma empresa.

Criar estratégias de ações para o negócio,campanhas de marketing e ações publicitárias, depende de uma série de fatores bem específicos. Veja só algumas dicas para fazer sua pesquisa de mercado.

Dicas de Estudo de Mercado

  1. Entenda a segmentação do seu mercado: Você pode pensar em algumas segmentações para entender. Entenda o ambiente econômico em que sua empresa atua e qual a visão econômica de seus clientes frente a isso. Outro estudo interessante pode ser o sociocultural, entender o ambiente sociocultural pode trazer diferentes oportunidades de marketing frente ao seu público.

Essa pesquisa parece ampla e deve ser mesmo. Entender o contexto pode te ajudar afocar ações mais para frente. Além do mais, pode te ajudar a ter segurança em futuros investimentos. 

  • Entenda seu público alvo: Já comentamos aqui no blog sobre o Mapa de Empatia. Essa pode ser uma ferramenta valiosa e te aproximar do seu cliente. Essa ferramenta contribuirá para criação de estratégias de vendas, marketing e até experiência de compra do usuário.
  • Converse com alguns clientes: Caso esteja atuando no mercado ou não, é interessante conversar com consumidores que já utilizam o produto que tem em mente para importação. Entender a experiência com clientes que consomem o seu produto ou outros pode te ajudar a ter ideias de melhorias e saber o que realmente importa para o consumidor.
  • Entenda o que o mercado realmente precisa:Juntando as pesquisas com suas descobertas, ao concluir o Mapa de Empatia, você terá uma visão geral do que seus consumidores buscam. Isso sem dúvidas te deixará a frente de muitas outras empresas, com essas informações fica mais fácil pensar e soluções viáveis.
  • Pesquise os concorrentes: Qual a melhor maneira de criar ações eficientes e que consigam bater de frente com as de seus concorrentes? Bem,descobrindo quais as ações deles. Estude a forma com que eles trabalham, quais os pontos positivos e negativos, quais canais de atendimento, qual a margem de lucro, ticket médio e assim por diante. Isso criará para você um belo modelo médio a ser seguido.
  • Pesquise fornecedores: É importante, também, pesquisar se existem novas oportunidades de fornecedores no mercado. Isso significa tanto fornecedores com opções inovadoras ou diferenciadas do produto que busca, como preços melhores.

Concluindo

Ter as informações necessárias à mão é uma das armas mais poderosas que um empresário pode ter, por isso, não deixe de fazer uma real e detalhada pesquisa de mercado antes de iniciar seu negócio com foco em importações.

Caso já esteja atuando no mercado, esse exercício pode ser ótimo para pensar em estratégias e ações para seu planejamento anual. Lembre-se que a pesquisa de mercado deve ser renovada periodicamente. Vivemos num mundo globalizado e que vive em constante mudança,estar atento ao mercado pode ser uma peça chave de sobrevivência.

Gostou? Deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *