Incoterms: O que é isso? Qual impacto tem na minha importação?

Getting your Trinity Audio player ready...

Se você está começando a entender o cenário de importação e exportação para o seu negócio deve ter cruzado com o termo Incoterm. Dedicamos esse texto para explicar o que é o incoterm e como ele afeta seu negócio.

Uma dúvida comum que sempre surge em novos clientes é sobre incoterms. Esse normalmente é um dos assuntos que pegam empreendedores desprevenidos no processo de importação ou exportação. Por isso, dedicamos um texto explicando diretamente o que significa e qual o impacto do incoterm para seu negócio.

Significado

Incoterms são Termos Internacionais de Comércio – eles compõem os deveres e obrigações do exportador e importador.

Ou seja, é um conjunto de regras destinadas à interpretação e frequentemente usado no comércio internacional. Os incoterms foram criados pela Câmara de Comércio Exterior (CCI) com o objetivo de fornecer padrões gerais de distribuição (despesas e riscos com o transporte de mercadorias) entre o exportador e o importador.

A última renovação aconteceu em 2010 e passou a entrar em vigor em 2011.

Qual a Função do Incoterm?

O objetivo principal do Incoterm é promover a harmonia entre os negócios internacionais. Logicamente a partir da interpretação precisa dos termos utilizados nos contratos de compra e venda.

Porém os Incoterms regulam apenas a relação entre comprador e vendedor, devendo ser utilizados como cláusula contratual do contrato de compra e venda. Ou seja, são apenas cláusulas do contrato e não o contrato como um todo.

Eles limitam-se a regular a entrega do bem, definindo o seu ponto ou local e seus custos e riscos.

Ou seja, quando uma oferta é efetuada na condição ‘FOB/Porto de Santos’, por exemplo, está estabelecendo que:

  1. a) Divisão de custos: indicando exatamente o preço que o comprador deverá pagar ao vendedor e o que está contido neste preço;
  2. b) Onde os bens serão entregues: indicando exatamente o ponto de transferência de riscos por perdas e danos do vendedor para o comprador.

Qual é o impacto para o seu negócio?

Agora que entendeu do que se trata, você deve estar se perguntando o que deve manter como ponto de atenção para o seu negócio.

O Incoterm vai influenciar diretamente o seu custo de importação / exportação. Com o mercado competitivo atual, conseguir economizar no frete, seguro, ou qualquer outra despesa inerente às operações de comércio exterior, pode fazer muita diferença para a empresa.

O fator primordial no que diz respeito aos incoterms é manter-se atento a exatamente qual foi a negociação feita com o fornecedor. Observar quais são as condições que o fornecedor diz que entrega é importante porque pode ou não acarretar custos extras de armazenagem, frete ou qualquer outra despesa eventual que possa ocorrer no meio do caminho.

Ou seja, na dúvida vale a pergunta. Veja exatamente quais são as condições de seu fornecedor. Ele vai entregar até onde? Quem é responsável caso aconteça algo com a carga no meio do caminho? De quem é o custo pelo desembaraço?

Não esqueça que essas perguntas valem para o país de origem do produto e depois que o produto chegar no Brasil. Em casos de acidente com a carga, por exemplo, sem que o Incoterm esteja definido, fica muito difícil saber de quem é a responsabilidade. Isso pode gerar muita dor de cabeça. Imagina a briga caso ocorra um tombamento de caminhão, por exemplo, e não foi definido o incoterm (ou seja se as responsabilidades não estão bem definidas)?

Nossa sugestão é conversar bem com seu agente de carga e em alguns casos pedir para ele te ajudar na negociação. Normalmente eles têm mais experiência com esse tipo de assunto e saberão otimizar o processo. Caso não tenha uma agente de carga, nossa sugestão é consultar um. Essa etapa do processo é cheia de peculiaridades e muitas vezes pode ser complexa para quem não tem experiência.

Observação

Apesar do incoterm ser mundial, muitas vezes cada país tem sua peculiaridade. Como no caso da China e dos EUA. É muito importante observar se o incoterm é o de 2010 para todos falarem a mesma “língua”.

Se você ainda ficou curioso pretendemos em breve fazer uma série de posts com casos diferentes! Fique ligado! E se tiver alguma dúvida, pode enviar!

2 thoughts on “Incoterms: O que é isso? Qual impacto tem na minha importação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *