×

Serie: Brasil e seus principais parceiros comerciais. 3º Argentina

Getting your Trinity Audio player ready...

Rivalidade entre Brasil e Argentina? Não quando o assunto é comércio exterior. Enquanto os hermanos são o nosso 3º maior parceiro comercial, o Brasil é o principal da Argentina. 

A parceria foi firmada e regularizada em abril de 1997, pelos presidentes da época, Carlos Menem e Fernando Henrique Cardoso.

 

O que exportamos?

Automóveis (incluindo partes e peças); papel e cartão; veículos rodoviários; pneus de borracha; minério de ferro; máquinas agrícolas; etc. 

 

O que importamos?

Produtos lácteos; trigo; automóveis para transporte de mercadorias; cereais; legumes raízes e tubérculos; motores de pistão; etc. 

 

Economia 

Apesar de toda a crise que os nossos hermanos têm enfrentado, a economia do país encontra-se com índices de inflação moderada, recuperando os investimentos com recordes de superávit comercial. 

 

Fato

A Argentina estando forte economicamente reflete no impulsionamento comercial do nosso país, e o Brasil com poder econômico resulta em diversas vantagens para os negócios dos argentinos. É um acordo bilateral de extrema importância para ambas as nações!

 

Curiosidades

  • Os dois países representam 63% da área total da América do Sul, 60% de sua população e 61% do PIB.
  • A parceria abrange segmentos, como: economia, educação, cultura, turismo, tecnologia, entre outros
  • Na década de 70, ocorreu uma briga entre as nações por conta de projetos hidrelétricos da Bacia do Paraná. O desentendimento durou 10 anos, até a assinatura do Acordo de Cooperação, que gerou a Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares.
  • Política: a Argentina é o principal parceiro do Brasil.

 

Obrigado por ler!

 

Está gostando dos nossos conteúdos?

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão,
entre em contato conosco. Vai ser um prazer interagir com você.

 

Publicar comentário