Getting your Trinity Audio player ready...
|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Holanda que, desde 2019 passou a ser oficialmente denominada como Países Baixos, é uma das nossas principais parcerias frente ao mercado de comércio exterior.
Diferente dos países que citamos nos textos anteriores, Brasil e Holanda têm uma relação mais consolidada quando o assunto é exportação. Em 2021, nossos parceiros europeus exportaram produtos e serviços nossos que totalizaram, aproximadamente, US$ 9,300 bilhões.
O Brasil possui uma embaixada em Haia (sede do parlamento e do governo do país) e os Países Baixos possuem uma embaixada em Brasília.
A parceria vem lá do século 18 (XVII), quando os holandeses, atraídos pela produção açucareira, chegaram ao nordeste brasileiro. Anos depois, os países estabeleceram relações diplomáticas com o Tratado de Amizade, Navegação e Comércio e, desde então, suas trocas foram se intensificando até a nação europeia ser a quarta maior importadora de produtos brasileiros.
Por volta de 5% das nossas vendas para o exterior são direcionadas aos holandeses (ou neerlandeses, como preferir).
Fonte: comexstat.mdic.gov.br
Produtos que exportamos
Soja; farelo de soja; minério de ferro; sucos de frutas ou de vegetais; Óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos; grânulos ou pó de ferro; frutas e nozes não oleaginosas etc.
Queijos; diesel; plásticos; bebidas; máquinas e equipamentos; fertilizantes; químicos etc.
A Holanda atrai muitos empresários que desejam levar seus produtos a variados destinos na Europa. O porto de Roterdã, que fica no Sul do país, é o maior do continente e um dos maiores de todo o mundo. Além disso, tem acesso facilitado para o interior europeu, seja através de estradas, canais ou ferrovias.
Está gostando dos nossos conteúdos?
Caso tenha alguma dúvida ou sugestão,
entre em contato conosco. Vai ser um prazer interagir com você.
Publicar comentário