Importação De Produtos: Entenda Quais São Os Profissionais Envolvidos

Getting your Trinity Audio player ready...

Quando se pensa em importação de produtos e exportação logo vem a nossa cabeça um imenso navio com centenas de contêineres. Porém pouco se sabe sobre o processo e trâmites, por isso sempre parece complexo para quem está começando.

O que fica obscuro é que existem diversos profissionais que trabalham unicamente com comércio exterior. Esses dominam as boas práticas de compra e podem assessorar onde e como precisar.

Nesse texto explicamos quais são alguns dos profissionais que trabalham no ramo, em que parte do processo atuam e como podem te auxiliar.

Os Profissionais Que Trabalham Com Comércio Exterior

Agente de carga, despachante aduaneiro, analista de importação, assessoria, analista de comércio exterior… As profissões são inúmeras, mas como cada uma delas pode te ajudar? Bem, vamos começar.

  1. Agente de cargas

Seja na importação ou na exportação, o agente de carta tem um importante papel tratando te toda a documentação necessária para o embarque da carga. Contar com esse serviço terceirizado garante que você contará sempre com alguém atento às melhores oportunidades e também que lide com toda a burocracia.

Ele também é responsável por desenvolver a logística do processo; realizar o pagamento das taxas; reservar o espaço, acompanhar o despacho ou chegada, dentre outras funções.

  • Despachante aduaneiro

O despachante tem para si a tarefa de representar os importadores perante os órgãos governamentais de fiscalização. Sendo mais preciso, ele atua nos procedimentos fiscais, tributários, logísticos e comerciais com o objetivo de deixar toda a burocracia alinhada e evitar sansões.

É verdade que há alguns anos esse profissional tinha um menor papel no processo de importação, sendo um mero representante – por meio de procuração – da entidade responsável, contudo, hoje seus serviços vão muito além.

  • Trading

Trading em português significa “negociação” e é necessariamente essa a função desse profissional/empresa. Aqui é feita a conexão entre o fornecedor e o interessado em realizar a importação.

  • Assessoria ou Consultoria para importação

A assessoria ou consultoria de importação usualmente tem em seu portfólio de serviços a combinação dos serviços citados acima. Ou seja, oferece o serviço de desembaraço de um despachante, toda a logística do processo, além de poder te auxiliar com a viabilidade do negócio.

Em alguns casos você pode encontrar empresas bastante especializadas com foco em importações da China e dos Estados Unidos, por exemplo.

  • Analista de comércio exterior

Você também pode optar com ter um responsável interno pela importação. Essa pessoa pode ser destinada a organizar e supervisionar os serviços contratados por profissionais. Isso normalmente acontece com empresas que possuem um volume considerável de importação.

Ele pode atuar com foco especial na viabilidade econômica das importações, planejando e elaborando estratégias para que os produtos importados tenham sucesso em chegar ao seu destino.

Resumindo

Existem diversos fornecedores no segmento que podem te ajudar com cada etapa do processo de importação e exportação. Analise bem o caso de sua empresa, entenda os desafios internos que possui e faça uma lista do que precisa. Dessa maneira será mais fácil e assertivo definir o melhor profissional para te atender.

Teve alguma experiência? Conte para a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *