10 Maiores portos do Brasil

Getting your Trinity Audio player ready...

Os portos do Brasil possuem uma importância fundamental para a economia do país. Afinal, é por eles que entram e saem uma imensa quantidade de produtos todos os dias, que pertencem aos mais variados segmentos de mercado.

Em território nacional, existe um grande número deles. E se você quer saber quais são os 10 maiores portos do Brasil continue lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, confira a lista completa.

  • 10 maiores portos do Brasil
  • O porto de Santos e sua importância

10 maiores portos do Brasil

Veja a seguir quais são os portos mais importantes do país:

  • Porto de Rio de Janeiro

Trata-se de um dos mais tradicionais portos do país, uma vez que foi inaugurado em 1910. A sua localização é a Baía de Guanabara, sendo que conta com uma estrutura bastante moderna, a qual é responsável por atender vários estados, em especial, a região sudeste.

Além disso, transporta principalmente produtos para a indústria química e de minerais, bem como para o setor automotivo.

  • Porto de Manaus

A importância desse porto está associado ao fato do estado do Amazonas contar com a Zona Franca, que é tido como um dos principais parques industriais do Brasil. Por isso, é bastante movimentado, além de ser considerado o maior porto flutuante do mundo.

Também é um porto fluvial, situado no rio Negro. Funciona desde o início do século XX, sendo que foi criado para levar o látex extraído das seringueiras para vários países.

  • Portonave

Chamado ainda de Porto de Navegantes, localiza-se em Santa catarina. Opera desde 2007, sendo que é o primeiro terminal privado do Brasil. No entanto, sua estrutura integra outro importante porto, o de Itajaí, assim, compartilham o mesmo canal de acesso.

É constituído por 900 metros de cais e três pontos de atracação. Um dos seus diferenciais está na câmara frigorífica que possui, com capacidade de 50 mil metros quadrados.

Já a sua atuação é especialmente para escoar a produção do centro-oeste, do sudeste e do sul do país. Recebe ainda cargas de todo o mundo. Para tanto, conta com mais de mil colaboradores.

  • Porto de Paranaguá

Situado no Paraná, esse porto foi fundado em 1853. Porém, tratava-se de um ancoradouro e se tornou um porto de maneira oficial em 1872. De lá para cá, a sua estrutura se modernizou e, hoje, recebe o maior terminal de contêineres da América do Sul.

Além disso, atende 10 estados brasileiros, inclusive, em operações do comércio exterior. Já os principais setores atendidos são o de alimentos e bebidas, agroindustrial, madeireiro, material de transporte, indústria química e a mecânica.

  • Porto de Itajaí

É mais um dos maiores portos do país. Atende principalmente a região de Santa Catarina, inclusive, os setores da madeira e da agroindústria, bem como a indústria têxtil, mecânica e eletroeletrônica. Ademas, escoa a produção para outros países.

  • Porto de Itapoá

Outro porto situado em Santa Catarina, sendo que atende fortemente o estado do Paraná. É bastante novo, pois a sua inauguração aconteceu em 2011. Assim, é considerado moderno e muito eficiente. Esses atributos atraem em especial os países da Europa, sul da Ásia e América do Norte.

Além de ter uma administração privada, está se expandido. E movimenta cargas principalmente de proteínas animais e derivados, assim como motores e equipamentos elétricos. Papel, cerâmica, madeira, plásticos e derivados, bem como peças para automóveis são outros.

  • Porto de Vitória

Situado no Espírito Santo, esse porto começou as suas atividades no início do século XIX. Com o passar dos anos, expandiu a sua estrutura, além de se tornar mais sofistico.

Assim, hoje em dia, é tido como um complexo portuário muito relevante para a economia do Brasil. Escoa em especial a produção agrícola das regiões ao seu entorno.

  • Porto de Suape

Esse porto está situado em Pernambuco. É tido como o mais importante da região nordeste. Começou a funcionar na década de 1980 e abrange as cidades de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, na região metropolitana do Recife.

  • Porto de Rio Grande

Chamado ainda de Porto do Mercosul, pois está no estado do Rio Grande do Sul, se destaca na exportação do país. Foi inaugurado há mais de 100 anos e atende a uma grande variedade de segmentos. Entre eles, automóveis e grãos, bem como madeira, calçado, couro e a agroindústria.

O porto de Santos e sua importância

O porto de Santos não é só um dos 10 maiores do país, como também ocupa a primeira posição. Por isso, é considerado um dos mais relevantes para a economia brasileira. Localizado no estado de São Paulo, desde o século XIV, a região onde hoje está instalado era estratégica para acessar o país.

A partir de então, não perdeu a sua importância para o Brasil. E devido a sua alta capacidade de operação, é responsável por transações nacionais e internacionais. Também atende os mais diversos setores da economia.

Alguns fatores importantes para definir qual porto usar para sua operação, além simplesmente do mais próximo geograficamente a sua empresa, é relevante entender se o determinado porto selecionado tem alguma especialidade (por ex.; carga viva, líquidos, etc); se o porto utilizado vai impactar na utilização de algum benefício fiscal (ex. Manaus – zona franca), o momento logístico e disponibilidade de navios e equipamento e por fim os custos de cada porto, que são diferentes. Consulte se seu agente de carga atende todas as opções assim como a Venus Cargo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *