×

A distância maior influi na forma de transporte, logística e custo de entrega da mercadoria?

Getting your Trinity Audio player ready...

Certamente, a distância a ser percorrida para entrega de uma carga é um dos fatores que mais impactam para a gestão de transportes. Isso porque afeta diretamente a escolha do tipo de transporte, da logística a ser realizada e do custo de entrega da mercadoria.

Para entender como essas variáveis estão relacionadas, continue lendo esse artigo que mostra como o fator distância influi nas decisões a respeito dos modais e logística envolvida. Assim como na composição do custo de entrega da mercadoria. 

Como estão relacionados o modal de transporte, a logística e o custo de entrega com a distância a ser percorrida?

Com toda a certeza, a distância a ser percorrida é um dos fatores críticos que influenciam a escolha do meio de transporte, a logística e o custo de entrega da mercadoria. Uma vez que dependendo da distância, alguns fatores devem ser considerados, como:

  • Modal de transporte mais adequado;
  • Tipo de mercadoria a ser transportado;
  • Urgência para realizar a entrega da carga.

Além disso, é preciso ter em vista que em distâncias maiores, a logística envolvida é mais complexa e requer maior atenção. Isso porque implica na intermodalidade, o planejamento de rotas eficientes, a gestão de riscos associados a atrasos, danos ou perdas, entre outros.

Desse modo, todo o processo de planejamento, implementação e controle eficiente do fluxo de mercadorias é afetado pela distância a ser percorrida para realizar a entrega. Nesse sentido, é preciso salientar que a distância é diretamente proporcional ao custo de entrega. 

Já que em distâncias maiores ocorre um maior gasto de tempo de deslocamento, de consumo de combustível e desgaste do veículo, dentre outros custos associados. Isso sem falar nos custos adicionais que podem ocorrer em longas distâncias, como 

  • Taxa de pedágio; 
  • Impostos aduaneiros para entregas internacionais;
  • Seguros de carga, dentre outros.

Assim, é fácil entender como a gestão eficiente do modal de transporte e da logística são essenciais para minimizar os impactos da distância nos custos de entrega. Desse modo, assegurando a satisfação do cliente e a eficiência das operações realizadas. 

Como a distância interfere no custo do transporte de carga?

Saiba que a distância interfere diretamente no custo do transporte de carga, independente do tipo de modal empregado. Isso porque são muitos fatores envolvidos, como o tipo de carga, a rota, a demanda e a oferta dos serviços de transporte, dentre outros.

Algumas das principais formas de interferência do fator distância no custo do transporte de carga podem ser identificadas nos seguintes aspectos:

Custo de Combustível, Tempo e Ambientais 

Certamente, quanto maior a distância, mais combustível será necessário para transportar a carga, resultando em custos de combustível mais altos. Além disso, é um aspecto ainda mais relevante em cenários em que os preços dos combustíveis são mais voláteis.

Como também o tempo é um custo significativo no transporte de carga, visto que viagens mais longas levam mais tempo. Por consequência, aumentam os custos de armazenamento e manuseio, além de ser mais suscetível à ocorrência de atrasos na entrega da carga.

Finalmente, é importante mencionar que distâncias mais longas também podem resultar em custos ambientais mais elevados, em termos de emissões de CO2 e outros impactos.

Custos de Rota e Taxas Aeroportuárias

Em voos mais longos ou internacionais, dependendo da rota definida, existem taxas mais altas associadas, como: 

  • Taxas aeroportuárias;
  • Sobretaxas de combustível;
  • Taxas de navegação aérea;
  • Taxas alfandegárias.

Além disso, pode ser necessário que a carga seja manuseada e armazenada em múltiplos aeroportos ao longo da rota, aumentando os custos do deslocamento da carga. De fato, quanto maior a distância e o tempo de trânsito, maior será o risco associado ao transporte.

O que pode resultar em custos com a contratação de seguros mais altos, além de ocorrer um maior desgaste no veículo de transporte empregado. Desse modo, gera maiores custos de manutenção e substituição de peças.

Portanto, existe uma relação direta entre a distância a ser percorrida, a escolha do modal de transporte, a logística envolvida e o custo da entrega da carga. Além disso, outros fatores estão envolvidos, como o tipo de carga e a eficiência do veículo, dentre outros.

Se ficou interessado neste assunto e deseja mais informações, acesse Venus Cargo e veja o que mais temos a oferecer para incrementar o seu negócio.

Publicar comentário