Carta de crédito: Quando pode ser interessante para o seu negócio

Getting your Trinity Audio player ready...

Nas relações comerciais, os instrumentos utilizados para o pagamento das obrigações variam. Cada instrumento possui uma série de vantagens e desvantagens que devem ser analisadas pelo interessado. A carta de crédito é o documento mais utilizado, motivo pelo qual vamos falar tudo sobre o assunto nesse artigo.

O que é a carta de crédito

A carta de crédito nada mais é do que um empréstimo realizado por uma instituição financeira, como é o caso dos bancos. E tem como finalidade subsidiar o pagamento de operações de importação e exportação. É materializada na forma de um contrato, que estabelece as condições de pagamento e demais relações entre as partes envolvidas.

Através da carta de crédito, a instituição financeira libera um aporte para o tomador do empréstimo, de forma a garantir o pagamento ao credor. O valor é destinado ao pagamento da operação, seja de importação e/ ou exportação. Ou seja, quem se responsabiliza pelo pagamento, em um primeiro momento, é a instituição financeira.

O tomador da carta de crédito deverá, em um momento posterior, efetuar o pagamento à instituição financeira, respeitando as taxas, tarifas e prazos previamente estabelecidos. A garantia do pagamento, pela instituição financeira, está condicionada a observância, pelo tomador, de todas as regras previstas no contrato.

Qual o custo da carta de crédito

O custo de uma carta de crédito estará sempre relacionado com o valor da operação realizada. Via de regra o vendedor apenas embarca as mercadorias contratadas após receber a garantia por parte da instituição financeira.

Além do valor total da operação, a instituição financeira pode estabelecer taxas e tarifas, sempre competitivas e dentro do padrão internacional. A observância dos prazos e condições contratuais é fundamental para que as condições inicialmente previstas sejam aplicadas.

Diferença entre a carta de crédito de importação e exportação

A diferença entre a carta de crédito de importação e de exportação diz respeito ao tomador. Enquanto a carta de crédito de importação é solicitada pelo importador, para garantia do exportador estrangeiro, a carta de crédito de exportação é solicitada diretamente pelo exportador, para a garantia do valor da operação.

Quando utilizar a carta de crédito

Essa é uma das estratégias mais aplicadas para o pagamento de obrigações contraídas em âmbito internacional, em sede de importação ou exportação de produtos ou serviços. A carta de crédito oferece benefícios tanto para quem exporta quanto para quem importa, podendo ser utilizada em todas as operações.

O exportador tem o valor da operação garantido, uma vez que recebe diretamente da instituição financeira, responsável pelo pagamento. Já o importador ganha segurança, uma vez que o pagamento do valor da carta de crédito está condicionado ao cumprimento de todas as condições previstas na carta de crédito.

Por isso a carta de crédito é indicada para todas as situações em que o interessado deseje reduzir riscos e realizar negociações com mais tranquilidade, com relação aos prazos, preço e condições.

Taxas são cobradas pela instituição financeira, para viabilizar a operação. No entanto, essa modalidade de pagamento continua sendo vantajosa. Vale a pena fazer uma consulta entre instituições financeiras, para encontrar aquela que oferece as melhores condições e preços mais competitivos.

Mas lembre-se: antes de solicitar uma carta de crédito, verifique todos os gastos envolvidos no processo de importação e exportação. Se você está procurando dicas sobre os impostos cobrados para importação, acesse Contabilidade para Importação.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *