Como decidir entre frete aéreo ou marítimo?

Getting your Trinity Audio player ready...

Os dois modais mais utilizados no comércio exterior causam dúvidas quando o assunto é qual tipo utilizar para o deslocamento de mercadorias. Antes de tudo, alguns aspectos devem ser levados em consideração, como: tipo de carga, volume, dimensão etc.

Também é indispensável verificar preço, qualidade de entrega, prazo e reputação da empresa.

 

Segurança

O importador se beneficia de um deslocamento seguro em qualquer que seja o modal. O estado e a integridade dos produtos importados é priorizada pelas transportadoras aéreas e marítimas, que também seguem critérios estabelecidos pelos órgãos competentes de cada país.

 

Frete marítimo

Através de containers de diferentes tamanhos e tipos, selecionados de acordo com peso ou volume da carga, mercadorias são transportadas por navios. São definidas por toneladas ou metragem cúbica – já que levam cargas mais volumosas, pesadas. Como exemplo, podemos citar o deslocamento de mercadorias diversas em containers chamados dry, que são os mais comuns para carga geral, ou de carnes em containers reefer – que mantém as mesmas congeladas, etc.


Frete aéreo

Aqui, mercadorias são transportadas por aviões cargueiros ou mistos, sem necessidade de containers. São definidas em kg por conta das restrições de transporte que permitem objetos menores e de modo geral com maior valor agregado, pois isso permite que tal produto comporte o valor mais elevado do frete aéreo em seu custo final. E também deve-se levar em conta o transporte de itens mais frágeis, como vidros, ou com maior perecibilidade, como flores, por exemplo.

 

Tempo de deslocamento

Não há dúvidas de que o frete aéreo leva vantagem neste quesito. Um deslocamento marítimo entre Brasil e China pode demorar mais de 40 dias; já no caso do aéreo, o tempo é reduzido drasticamente para cerca de uma semana. A diferença é considerável, mas é importante lembrar que cada modal tem sua relevância de acordo com o tipo de mercadoria. 

 

                                                                 

 

Aéreo Marítimo
Por conta das restrições de peso e pela agilidade, costuma sair mais caro. Costuma ser mais barato
Excelente para prazos apertados por conta da rapidez.Precisa ser planejado com bastante antecedência para que o prazo não seja ultrapassado.
Excelente opção para deslocamento de mercadorias mais leves. Para mercadorias mais pesadas, é a melhor saída.
  

 

Resumo

Com seus custos e particularidades, os modais aéreo e marítimo são grandes meios para quem deseja importar. É importante avaliar, junto a um especialista, qual a melhor opção para a necessidade de sua empresa. 

 

Obrigado por ler!

Está gostando dos nossos conteúdos?
Caso tenha alguma dúvida ou sugestão,
entre em contato conosco. Vai ser um prazer interagir com você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *