Getting your Trinity Audio player ready...
|
Geração de empregos, movimentação de cargas, fortalecimento logístico em território nacional etc. São incontáveis os benefícios que os portos nacionais trazem para as relações comerciais do Brasil. Além do que já citamos, eles promovem o desenvolvimento econômico do País através do transporte de bens e mercadorias.
Por aqui, são aproximadamente 175 instalações portuárias, responsáveis por quase 95% de tudo o que entra e sai do território brasileiro.
Porto de Santos – São Paulo
O principal porto brasileiro e o maior complexo portuário da América Latina está presente nos municípios de Santos, Guarujá e Cubatão. Nele, ocorre a embarcação e desembarcação de quase 60% do comércio exterior de São Paulo.
O porto tem influência econômica em aproximadamente 65% do Produto Interno Bruto do Brasil (PIB). Em 2022, movimentou mais de 160 milhões de toneladas de carga, o que foi mais de 10% superior ao ano anterior. Os embarques chegaram a 118,7 milhões de toneladas e os desembarques totalizaram 43,7 milhões de toneladas.
Porto de Paranaguá – Paraná
Localizado no estado do Paraná e a 90 km de Curitiba, é um dos maiores portos da América do Sul. No Brasil, só fica atrás do Porto de Santos, no que diz respeito à relevância econômica. É de Paranaguá que sai a maior quantidade de exportação de produtos agrícolas do País, com destaque para a soja em grão e o farelo de soja.
No ano passado, em janeiro, o governador do estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, apresentou novos projetos visando o aprimoramento do Porto de Paranaguá.
Porto de Itapoá – Santa Catarina
Localizado no município brasileiro de Itapoá, em Santa Catarina. Fundado em 2011, é considerado um dos mais ágeis e eficientes da América Latina e também um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).
¹Fica entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais. Sua localização privilegiada na Baía da Babitonga proporciona condições seguras e facilitadas para receber grandes navios que operam em nosso País. O Terminal possui capacidade para movimentar anualmente até 1,2 milhão de TEUs (unidade de medida de contêineres).
Você sabia?
Com um custo de frete menor do que o transporte aéreo, o transporte marítimo é o modal mais utilizado nas transações internacionais, mesmo com um prazo de entrega bem superior ao aéreo.
Obrigado por ler!
Está gostando dos nossos conteúdos?
Caso tenha alguma dúvida ou sugestão,
entre em contato conosco. Vai ser um prazer interagir com você.