Entenda o calendário do Ano-Novo Chinês

Getting your Trinity Audio player ready...

Como já mencionamos em conteúdos anteriores, a China é destaque em âmbito mundial por ser uma grande potência econômica e ter o maior polo comercial do mundo. Mais de 60% dos portos mais movimentados do planeta estão em território chinês e, dos 10 aeroportos com maior volume, 3 estão instalados por lá. 

 

O país asiático não comemora a data no primeiro dia do ano?

Celebram sim! Mas, o primeiro dia do ano deles não é o mesmo que o nosso. 

O Ano-Novo Chinês é celebrado em datas diferentes da que estamos habituados. Quando eles comemoram, aqui no Brasil estamos entre 20 de janeiro e 20 de fevereiro. 

 

Mas, por que isso?

Nossos parceiros comerciais têm como tradição seguir um calendário com base nas fases da Lua. Sendo assim, eles não têm uma data certa para a virada do ano. 

O período do calendário lunar tem como base os 12 ciclos da Lua, que, ao final, somam cerca de 354 dias. Com isso, o ano na China tem 12 meses, mas, a cada três anos, é acrescido o 13º mês e esses anos são considerados como bissextos.

(Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/china/ano-novo-chines.htm)

 

.

Os chineses amam esta data

O Ano-Novo Chinês é uma das festividades mais importantes e populares da cultura do país. O feriado, oficialmente, tem 3 dias de duração. Porém, grande parte do comércio permanece de portas fechadas por 7 dias. A primeira semana do ano dos chineses é de feriado? É, mais ou menos! O feriado termina, mas eles não param: continuam festejando por 15 dias! 

Tradicionalmente, os chineses são muito supersticiosos. No 15º dia acontece o Festival da Lanterna, onde famílias jogam pequenas lanternas no ar. Dentro delas, há desejos escritos pelas pessoas.

 

Curiosidades

  • O que difere o nosso calendário do chines é que seguimos o calendário gregoriano, que é solar, baseado na rotação da Terra ao redor do Sol. 
  • O nosso calendário não é preciso. Nele, há imprecisão de algumas horas. É por este motivo que, a cada 4 anos, um dia é adicionado.
  • Um conto da religião budista diz que um Buda convidou animais para as festividades, e somente 12 apareceram. A partir disso, eles foram homenageados. Os anos chineses passaram a ser denominados de acordo com a ordem de chegada dos animais (rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão, javali).
  • Próximos anos:
    Ano do coelho: 22 de janeiro de 2023 a 9 de fevereiro de 2024

Ano do dragão: 10 de fevereiro de 2024 a 28 de janeiro de 2025
Ano da serpente: 29 de janeiro de 2025 a 16 de fevereiro de 2026
Ano do cavalo: 17 de fevereiro de 2026 a 5 de fevereiro de 2027
Ano do carneiro: 6 de fevereiro de 2027 a 25 de janeiro de 2028

 

Obrigado por ler!

Está gostando dos nossos conteúdos?
Caso tenha alguma dúvida ou sugestão,
entre em contato conosco. Vai ser um prazer interagir com você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *