Getting your Trinity Audio player ready...
|
Indústria 4.0 e a próxima Revolução Industrial. Você conhece?
Decidimos incluir no blog alguns conteúdos sobre inovação e mudanças no cenário industrial e comercial. A ideia é trazer alguns conteúdos que estão no radar e que irão trazer alterações na maneira com que fazemos negócios nos próximos anos. Começamos trazendo um pouco de informação sobre a indústria 4.0.
A internet e o surgimento de mídias de comunicação que surgiu dela sem dúvida vem transformando nossas vidas ao longo do tempo. Nossas relações mudaram e nossa relação com empresas também mudou em decorrência desse desenvolvimento.
Conhecemos e vivenciamos em nossos negócios diariamente o impacto da internet e das mídias sociais. Em muitos casos essas ferramentas ajudaram muito indústrias no seu desenvolvimento, penetração de mercado e até novos negócios. Sem contar as facilidades que permitiu no desenvolvimento de fornecedores e comunicação com funcionários e clientes.
Também vimos muitos casos de empresas que não souberam entender esse cenário e faliram. E aquelas que viram negócios afundarem por mau uso dessas ferramentas.
O fato é que o avanço será sempre constante e um tema que vem sendo muito falado é sobre a indústria 4.0. Decidimos tratar desse assunto por que se você ainda não conhece muito bem, podemos afirmar que ele vai te afetar mais cedo ou mais tarde.
O que é?
Indústria 4.0 é uma tendência de automação e troca de dados em tecnologias de fabricação. Ela cria um novo formato de fabricação de produtos que foi chamado de “fábrica inteligente”.
Dentro das fábricas inteligentes é possível encontrar estruturas modulares, em que processos físicos são monitorados por sistemas ciberfísicos. Esses sistemas são capazes de criar uma cópia virtual do mundo físico e tomarem decisões descentralizadas.
Outro termo muito utilizado na Indústria 4.0 é a Internet das Coisas. Internet das Coisas é a tecnologia de conectar dispositivos do dia a dia no mundo virtual. No caso das indústrias eles mandariam essas informações diretamente para as fábricas.
Um exemplo básico de entendimento pode ser imaginar que sua geladeira tenha um dispositivo que identifique quando o leite acabar. Esse dispositivo está ligado com um aplicativo em seu celular de compras para o mercado. Esse aplicativo está ligado ao supermercado que você frequenta, que por sua vez está conectado com o fabricante. E assim como uma grande cadeia de conexão.
Um Mundo Estatístico
Deu para perceber que nesse mundo da Indústria 4.0 a coleta e análise de dados é o motor para que tudo funcione. A Internet das Coisas permite com que a coleta de dados em todos os âmbitos de nossas vidas aconteça facilmente.
Qual o impacto disso no mercado? Muito grande pois produtos poderão ficar cada vez mais especializados e customizados. Serviços serão cada vez mais voltados para o usuário.
O que significa que os usuários terão cada vez mais voz no que deve ser produzido ou não. Veremos cada vez mais os consumidores ditando o processo de produção. Além disso, a indústria poderá ter um processo de produção cada vez mais apurado e com menos perda.
Impactos Reais
A questão, discutida agora não é se a Industria 4.0 está chegando, mas com que rapidez ela chegará. Empresas com pouco fôlego financeiro que não conseguirem se atualizar sem dúvida ficarão para trás.
Porém o impacto é ainda maior do que investimento financeiro. Consumidores estão buscando cada vez mais experiências e se envolvendo com causas. Porém nosso mercado oferece muitos dos produtos que temos disponíveis atualmente apenas para resolverem problemas funcionais das pessoas.
Ou seja, produtos que além de funcionais devem causar um envolvimento dos clientes como experiência. A maneira com que o cliente compra e quem a empresa é e como ela se comunica com o cliente é extremamente importante.
Como se preparar para essas mudanças?
Antes de qualquer investimento em tecnologia eu apostaria em uma nova maneira de pensar. Isso mesmo, olhar para o seu negócio de outra maneira, ou melhor, do ponto de vista do seu consumidor.
As empresas devem entender completamente seus clientes. É importante entender quem são, o que pensam, que lugares frequentam, que tipo de informação consomem e o mais importante quais são suas reais necessidades.
Depois disso o negócio é testar e se adaptar. Não adianta ficar preso num único formato de venda e de produto. Arrisque.
As mudanças estão chegando e o quanto mais estivermos prontos para nos adaptar maior será nossa probabilidade de sucesso e sustentabilidade de negócio.
Com isso mente vale estudar muito bem seu consumidor antes de fazer qualquer investimento em novos produtos. Entenda melhor quem ele é e quais são suas reais necessidades. Depois de um estudo ai sim vale pensar em investir em importar novos produtos e encontrar fornecedores que já estão se adaptando ao novo cenário.
Esperamos que tenham gostado! Deixe seu comentário!
1 comentário