Procurement

Procurement: Processo global de compras

Getting your Trinity Audio player ready...

Dentro da sistemática empresarial o setor de compras é um dos mais importantes. Para que resultados positivos sejam alcançados, é fundamental implementar estratégias eficientes, que permitam o maior lucro possível nas operações. O conceito de procurement, sobre o qual falaremos nesse artigo, poderá te ajudar em suas estratégias de importação.

Conceito de procurement

Em linhas gerais, a expressão procurement é utilizada para se referir ao processo de compras como um todo. Dessa forma, não está limitado apenas à licitação ou busca de orçamentos.

O termo é proveniente do latim procurare, significa administrar negócios alheios – outras traduções possíveis são cuidar e tratar de negócios alheios. No Brasil são várias as traduções, como aquisição, compras e aprovisionamento.

Na prática, procurement significa observar uma série de fatores e elementos relacionados ao processo de compras. Entre as atividades envolvidas estão a aquisição, receber e pagar suprimentos para determinada empresa.

Exemplos de ações de procurement

Para entender melhor o que significa procurement, vale a pena listar algumas de suas ações e estratégias.

Registro de transações

Dentro do procurement, uma das ações é controlar e registrar as transações realizadas com fornecedores da empresa. O registro serve principalmente para a análise e pesquisa, permitindo a geração de dados úteis.

Padronização de processos

Com vistas a gerar um ciclo mais eficiente de compras, o procurement trabalha com a padronização dos processos. Isso inclui o controle de estoque, que deve ser confiável, bem como o registro dos produtos recebidos.

Requisitos ambientais

Outro aspecto importante é a observância de requisitos ambientais. Além do custo-benefício, empresas modernas devem se atentar para a questão da sustentabilidade. Os processos de procurement visa um ciclo de compras em sintonia com as exigências modernas e o cumprimento de requisitos legais.

Visão global de logística

Dentro do contexto do procurement, a logística empresarial é pensada de forma ampliada. São estabelecidas diretrizes básicas que orientam a relação da empresa com outros agentes, como os parceiros de mercado – normas relativas aos contratos, padrões de segurança, aspectos ambientais, etc.

Qual a diferença entre sourcing e procurement

O sourcing corresponde aos processos relacionados aos fornecedores. A tradução da palavra para o português é “compras” ou “aquisição com terceiros”. No entanto, para essa última tradução, é preferível a expressão outsourcing.

O procurement, por sua vez, é muito mais amplo. Conforme demonstramos, trata-se de uma visão panorâmica do processo de compras. Em outras palavras, o procurement seria a junção do sourcing com outras estratégias e ações empresariais.

Como o procurement é realizado

Um exemplo de procurement na prática pode estar dentro do processo de importação. Empresas brasileiras que desejam conseguir bons resultados em suas estratégias podem contar com o serviço de procurement.

Através de contatos internacionais, localizados na China, Estados Unidos ou outro país exportador, é possível encontrar fornecedores com as melhores cotações. Em geral, vários fornecedores são selecionados na primeira etapa, e três desses são selecionados para a segunda etapa.

Em seguida, é realizada uma visita de reconhecimento e inspeção, com envio de amostras dos produtos para análise. O processo de compras é realizado após a aprovação das cotações e dos produtos.

Com a implementação do procurement o importador recebe a mercadoria nacionalizada, sem a necessidade de se preocupar com aspectos relativos ao processo de compras. Trata-se de um serviço completo, voltado para a geração de eficiência.

Procurement e prospecção de fornecedores internacionais

Apesar de ser possível conseguir atuar no mercado apenas com o sourcing, recomenda-se a adoção das estratégias do procurement. O processo de compras, visto como um todo, envolve a busca de parceiros qualificados, padronização de processos e geração de ciclos de compra mais eficientes.

É possível encontrar empresas no mercado que oferecem o serviço de procurement, assim como a Venus Cargo, a fim de tornar os processos mais ágeis e confiáveis. Essas empresas são capazes de localizar e qualificar fornecedores, averiguar sua idoneidade, e evitar perdas financeiras por fraude.

Mas além do procurement, outros serviços podem trazer benefícios para o seu negócio de importação e exportação – como o gerenciamento logístico. Para saber mais, clique aqui.

Em caso de dúvidas deixe o seu comentário ou entre em contato com a nossa equipe.

2 thoughts on “Procurement: Processo global de compras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *