Serie: Brasil e seus principais parceiros comerciais. 9º Coreia do Sul

Getting your Trinity Audio player ready...

A relação bilateral entre as nações teve início por volta de 1960. 

Localizado no leste asiático e na parte sul da península da Coreia, entre 1950 e 1960, o país asiático chegou a ser considerado um dos mais pobres do mundo. Hoje em dia, após investir em educação e tecnologia, nossos parceiros são referência em economia, possuindo a 4ª maior da Ásia e a 11ª do mundo. Além disso, o país é um dos polos industriais e tecnológicos do planeta, com uma economia diversificada e avançada. Quanta evolução em pouco tempo, não é mesmo?

Parceria forte mesmo no início da pandemia

Em 2020, as exportações para o país asiático subiram mais de 9% em relação ao ano anterior e totalizaram pouco mais de US$ 3,7 bilhões. Mas, no mesmo período, o Brasil acabou importando da Coreia do Sul aproximadamente US$ 4,5 bilhões, tornando a balança comercial negativa para nós. 

Você sabia?

  • A Coreia do Sul era um país que tinha como predominância o setor agrícola. Mas, a partir dos anos 60, começou a se transformar até se tornar um dos grandes centros de inteligência do mundo. Aliás, foi o primeiro país a ter tecnologia 5G.
  • O Brasil tem a maior comunidade sul-coreana de toda a América Latina. Só em São Paulo, há por volta de 50 mil pessoas.

O que mais importamos da Coreia do Sul?

Adubos; óleos combustíveis; produtos alimentícios; animais vivos; óleos e vegetais; combustíveis minerais; bebidas; tabaco etc.

E o que exportamos?

Soja; carne de aves in natura; algodão; gelatina; combustíveis minerais; animais vivos; produtos químicos; artigos manufaturados etc.

Fonte: comexstat.mdic.gov.br

Curiosidades Coreia do Sul

  • Nome oficial: República da Coreia 
  • 70% do país é coberto por montanhas 
  • Mais de 50% da população não tem uma religião definida
  • Abriga grandes empresas como Samsung, LG, Hyundai
  • Cerca de 20% da população sul-coreana possui o sobrenome Kim

Obrigado por ler!

Está gostando dos nossos conteúdos?
Caso tenha alguma dúvida ou sugestão,
entre em contato conosco. Vai ser um prazer interagir com você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *