×

Como Economizar Unificando Invoices no Mesmo Embarque

Getting your Trinity Audio player ready...

Vamos continuar o tema de Invoices aqui no blog, mas dessa vez vamos dar uma dica que nem todo mundo sabe. É possível economizar mais um pouco na sua importação unificando invoices no mesmo embarque.

Antes de começar o assunto, para quem ainda não viu no explicamos como preencher uma fatura de invoice anteriormente no blog. Inclusive disponibilizamos uma modelo de invoice com todos os campos obrigatórios para baixa, basta fazer a inscrição no blog para receber.

Sabemos que a olhar bem os números antes de importar é crucial. Muitas vezes o processo de importação parece impossível de entender e quando começamos a calcular todos os custos parece não valer a pena. Mas a nossa dica desse post pode te ajudar a economizar bem se houver um bom planejamento de compras.

Isso porque poucas pessoas sabem que é possível unificar invoices no mesmo embarque e economizar com o desembaraço da carga.

Como consigo unificar invoices?

O BL ou AWB é um dos documentos mais importantes no processo de importação e exportação. Trata-se de um documento emitido por um transportador (ou seu agente) para terem o conhecimento sobre um carregamento de carga.

Eles funcionam como um recibo conclusivo, ou seja um reconhecimento que as mercadorias tenham sido carregadas. Esses documentos são importantes para garantir que os exportadores recebam o pagamento e que os importadores recebam a mercadoria.

O que poucas pessoas sabem é que é possível unificar diversas invoices de diferentes fornecedores no mesmo BL ou AWB. Ou seja é possível criar um único BL ou AWB com invoices de diferentes fornecedores otimizando a importação.

Quais são os benefícios?

O principal benefício é que unificando suas invoices em um único BL você paga apenas uma vez o desembaraço da importação. Isso significa que pagará apenas uma vez a armazenagem, honorários do despachante aduaneiro, taxa de Siscomex, entre outros custos.

Isso pode possibilitar a importação de uma carga que poderia parecer inviável. Por isso, vale a pena se organizar e montar um bom planejamento de compras, dessa forma você consegue unificar invoices e diminuir o custo de importação de suas mercadorias.

Isso serve para qualquer tipo de carga?

Sim. Muitas vezes é possível unificar invoices para até mesmo cargas perigosas.

Serve para qualquer tipo de importação?

É possível unificar invoices para importações aéreas, marítimo FCL e Marítimo LCL.

Como funciona na prática?

Trouxemos um exemplo prático de um cliente da Venus Cargo. Na tabela as seguir trouxemos os números do total de cada embarque individualmente (em laranja) e os valores unificados (em verde). Vale ressaltar que esses valores são para as mesmas cargas porém com a diferença que na consolidada (verde) unificada as invoices no mesmo embarque.

É possível perceber que a soma de cada embarque individualmente, sem unificar as invoices no mesmo embarque inviabilizaria o negócio. As invoices unificadas no mesmo embarque reduziu em mais de 50% o custo total de embarque

Como você pode ver, vale a pena fazer um bom planejamento de compras com seus fornecedores para organizar e sincronizar as entregas. Depois basta entrar em contato com seu agente de carga para te ajudar com o processo para unificar as invoices. Quem sabe isso não viabiliza aquela importação que você estava querendo fazer?

Conte o que achou do post e deixe um comentário!

4 comments

comments user
Sandro Trevisan

Muito esclarecedor obrigado pela ajuda! Tirei muitas duvidas, pois estou comecando no ramo das exportacoes e importacoes e essa materia e um excelente comeco! TY

    comments user
    venus@venuscargo.com.br

    Olá Sandro,
    Muito obrigado! Continue acompanhando o blog, pois toda semana temos conteúdo novo por aqui.

    Tenha uma ótima semana!

comments user
Veronica

Esse procedimento é aprovado pela Receita Federal? Como vincular posteriormente os contratos de câmbio para exportadores diferentes com uma só DI??

    comments user
    venus@venuscargo.com.br

    Boa tarde Veronica,
    Obrigada pela pergunta.
    Não há nada na legislação que impeça. Para maiores detalhes entre em contato conosco diretamente pelo e-mail ou telefone para conhecermos mais da sua operação.
    Aguardamos o seu contato.
    abs,

Publicar comentário