Fornecedores Além do Alibabá

Getting your Trinity Audio player ready...

Nós sabemos que o processo de importação na verdade começa com a escolha do produto a ser importado e do fornecedor. Como escolher um fornecedor não é tarefa fácil, separamos algumas dicas que vão além do site Alibabá.

Separamos alguns tipos de sites e alternativas de pesquisas que podem abrir suas possibilidades de importação. Esperamos que ajude!

Fornecedores Chineses da Internet

Made in China

Esse é um site muito parecido com o Alibabá e tem foco no mercado B2B. No site você encontra todo o tipo de produto, maquinários e peças. O próprio site tem uma opção de navegação em português que facilita a navegação para brasileiros.

A navegação é simples basta ter paciência para ver todas as opções de produtos e fornecedores.

Global Sources

O site Global Sources também é muito parecido com os demais. A principal diferença é que não existe uma versão do site em português. Por isso, a navegação se limita a espanhol e inglês, o que pode ser um primeiro impeditivo para algumas pessoas.

Porém as categorias e opções de produtos são igualmente vastas. Se procura algum produto específico talvez vale a pena ter um comparativo de preços nessa plataforma também.

Mas, atenção!

Muitas vezes utilizar esses meios para encontrar fornecedores pode ser perigoso. Em alguns casos as informações contidas nos perfis podem não ser reais. Por isso, é muito importante pesquisar bem cada fornecedor. Tente encontrar recomendações sobre as empresas on-line. Você pode encontrar fóruns em mídias digitais ou até mesmo em sites de reclamações.

Vale ficar atento também a outras informações dos perfis que podem não corresponder à realidade. Algumas vezes utilizam informações falsas como: fotos de produtos, número de funcionário e os próprios produtos nas vitrines das lojas que podem não ser fabricados por eles. Algumas empresas podem utilizar esse tipo de falsa informação para dar mais credibilidade ao seu perfil.

Nesse caso é importante entender muito bem o que está sendo negociado com o fornecedor. No texto 6 dicas para começar a importar da China falamos um pouco sobre isso. E lógico, peça amostras antes de começar a importar grandes quantidades. Também fizemos um post só sobre a Legislação de amostras, vale conferir.

Fornecedores que estão começando

Existem algumas plataformas de crowdfunding interessantes. Para quem não sabe crowdfunding é um tipo de financiamento coletivo. Empresas ou pessoas publicam a ideia ou o protótipo de seu produto e inserem uma meta de arrecadação. Você pode financiar um projeto e receber alguma recompensa em troca, que muitas vezes pode ser o próprio produto.

O que pode ser interessante nesses sites é buscar por produtos que tiveram recorde de arrecadação naquele mês. Isso por que normalmente são produtos inovadores no segmento e que, se receberam recorde de arrecadação, estão validados no mercado. Confira alguns sites.

IndieGogo

O IndieGogo é uma plataforma de crowdfunding Norte Americana. No site você encontra todo o tipo de produto e pode selecionar aqueles que já conseguiram arrecadar a quantia necessária. Tem até um ranking das principais empresas que arrecadaram naquele mês.

Você também pode pesquisar por categorias de produtos, facilitando a busca em alguns casos. Porém, o site é todo em inglês você precisa falar a língua para entender melhor o que cada produto oferece.

Além do crowdfunding, oferece uma plataforma de marketplace somente com produtos com pronta entrega.

Kickstarter

O Kickstarter é um dos primeiros sites de crowdfunding e também é Norte Americano. Tem funcionalidades muito parecidas com o IndieGogo e oferece menor quantidade de produtos e opções. Ainda assim é possível encontrar muita coisa, vale conferir.

No que deve-se manter atento

Muitas vezes garantia de sucesso em outro país não significa necessariamente garantia de sucesso no Brasil. Apesar de a maior parte dos sites serem Norte Americanos vale estudar o mercado local e entender se os produtos fazem sentido para o seu público alvo.

De qualquer maneira pode ser uma incrível oportunidade de trazer produtos exclusivos para o Brasil. O melhor é que você consegue negociar direto com o fabricante, que pode ser um pouco mais confiável do que alguns Chineses encontrados via Alibaba e similares.

Feiras de Negócios Internacionais

Outra opção interessante e ainda mais recomendada são as Feiras de Negócios Internacionais. Existem feiras por segmento de atuação, por exemplo, ou específicas de cada país. A China, por exemplo, oferece algumas opções de feiras como a China Import and Export Fair, que acontece em São Paulo.

As feiras são interessantes pois é possível conhecer diretamente o fornecedor e os produtos. Isso muitas vezes gera melhor segurança e traz mais credibilidade para quem irá importar. Também pode ser uma oportunidade de negociação com potenciais fornecedores. Vale pesquisar e conferir se existe alguma oportunidade para o seu segmento ou até mesmo visitar a feira para buscar oportunidades.

Visitas aos Fornecedor

Se você irá fazer compras em grande quantidade ou simplesmente busca uma certificação maior, vale agendar uma visita ao fornecedor. Conhecer as instalações e os produtos de perto sem dúvida é a melhor opção de desenvolvimento de fornecedores. Além disso, você pode descobrir novos produtos que estão em desenvolvimento e inovações para o seu segmento.

E ai o que achou? Tem alguma indicação de feira ou fornecedor? Deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *