Dicas Para Desenvolver Fornecedores Para Sua Importação

Getting your Trinity Audio player ready...

Escolher um fornecedor para importação pode ser um grande desafio. Como o investimento muitas vezes é alto, ter a certeza de que o produto escolhido é o que espera é muito importante.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar no desenvolvimento de fornecedores internacionais. As dicas se concentram em ações que qualquer importador, independentemente do volume de importação, pode tomar antes de fechar um negócio.

Solicitar relatórios internacionais (Business Credit Report)

Uma opção bacana para ter uma visão melhor de quem é o fornecedor é solicitar um relatório financeiros. Esses relatórios normalmente detalham a saúde financeira do fornecedor em potencial, funcionando como SGS e Serasa Experian. Nele muitas vezes é possível encontrar informações sobre a estrutura física e hierárquica da empresa.  Vale ressaltar que essa é uma informação comum que o importador normalmente tem à disposição. Por isso, não hesite em pedir.

Faça um planejamento de compra

Faça um planejamento anual de compras, para calcular a quantidade de produtos que irá necessitar. A informação da sua demanda pode servir como um poder de barganha para conseguir condições melhores de compra. Por isso, vale sinalizar um planejamento anual de compras, indicando uma programação de médio e longo prazo.

Solicitar amostras e lote piloto

Dedicamos um artigo inteiro sobre amostras aqui no blog, nele explicamos como funciona a legislação e qual o procedimento para solicitar amostras. Essa é uma excelente maneira de se certificar da qualidade e se o produto equivale exatamente às suas especificações. Sem dúvida essa é uma das ações recomendadas antes de pedir uma grande quantidade de produtos.

Confirmação de informações da internet

Como cometamos anteriormente no blog, muitas vezes empresas chinesas inserem informação que não são reais em plataformas de compra. Fazem isso com a intenção de passar maior credibilidade para o fornecedor. Para se certificar das informações da empresa você pode utilizar o serviço de alguma empresa ou agente de compras no país de origem para confirmar as informações sobre o potencial fornecedor.

Solicitar informações de órgãos governamentais na origem 

Alguns países estimulam a internacionalização de suas empresas e oferecem informações sobre seus produtos. Você pode pesquisar em câmaras de comércio do país que deseja fazer a importação e utilizar esses serviços se estiverem disponíveis.  Normalmente são gratuitos, para levantar potenciais fornecedores ou para confirmar informações de empresas que já estejam em negociação.

Solicite referências comerciais

Outra opção é solicitar ao potencial fornecedor referências comerciais. Você pode optar por referencias de clientes no Brasil ou no exterior. Entre em contato com essas empresas para confirmar as informações e o relacionamento que essas empresas tem com o fornecedor.

Você não precisa adotar todas as dicas, mas pode ser que colocando em prática uma ou duas gere maior confiança na compra com o fornecedor. Não esqueça de deixar bem claro o que você quer e o que espera dos produtos. Além disso, entenda muito bem as condições de entrega do fornecedor. Muitas vezes o que fica subentendido por um dos lados não significa exatamente o que foi acordado para o outro lado. Por isso, confirme mais de uma vez se seu entendimento sobre o contratado está correto.

E aí o que achou? Já teve alguma experiência com algum fornecedor que deixou um aprendizado? Deixe um comentário!

2 thoughts on “Dicas Para Desenvolver Fornecedores Para Sua Importação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *