Encontrar um Bom Fornecedor: Como Escolher Fornecedor Externo

Encontrar um bom fornecedor é o primeiro passo para alcançar o sucesso na importação de bens. E com tantos fornecedores é difícil escolher o caminho certo. Por isso, neste guia, vamos levá-lo através de algumas etapas cruciais para encontrar o parceiro certo para você.

  1. Saiba o que você está procurando

Para encontrar um bom fornecedor, primeiramente, você precisa entender exatamente o que está procurando. Isso parece óbvio, no entanto, como mencionado, existem diversos fornecedores para praticamente qualquer produto que você possa imaginar.

Se você estiver pesquisando apenas por termos de maneira ampla ou descrições vagas de produtos, você obterá uma longa lista de resultados que levarão muito tempo para ser analisada.

  1. Pesquise o produto observando as descrições

Após definir o seu item de busca, pesquise o produto e suas possíveis descrições. Ao analisar meticulosamente os resultados obtidos, você pode identificar especificações mais adequadas para sua cotação.

Aliás, dessa forma você restringe a sua lista de possíveis fornecedores e pode acompanhar as avaliações de outros compradores com relação ao item ou fornecedor questão.

  1. Peça referências

É recomendável verificar o histórico do fornecedor quanto à produção, qualidades dos itens, cumprimento do prazo de entrega, integridade do negócio, entre outros fatores. Para isso, verifique se a empresa tem outros clientes no Brasil ou mesmo em outros países para você entrar em contato.

Por que não contatá-las e pedir recomendações de qualquer fornecedor que tenham relacionamento? Confiar apenas em referências online muitas vezes pode representar um risco ao seu negócio.

  1. Seja cauteloso com pagamento

Como já informamos anteriormente, existem algumas alternativas para o pagamento de amostras e cada uma apresenta suas vantagens e desvantagens. Escolha a opção mais adequada para sua negociação.

Além disso, atente-se para golpes internacionais, use mais de um meio de contato para garantir que as informações são coerentes, alteração no preço final da operação, o tempo de tramitação, e as garantias do fornecedor. E caso necessite, peça o auxílio de profissionais especializados em comércio exterior para evitar problemas.

  1. Visite a empresa ou fábrica pessoalmente

Essa é a melhor maneira de verificar seus fornecedores. Certamente você não saberá muito sobre uma organização, a menos que a visite. Você também pode discutir seus produtos, preços, inspeção de qualidade, e expectativas de tempo de entrega pessoalmente.

Entendemos a inviabilidade de visitar cada fornecedor em potencial que você tenha em mente. Para isso, siga as etapas anteriores descritas neste artigo e reduza suas seleções antes de decidir embarcar em um avião e visitar o escritório ou fábrica presencialmente.

Encontrar um bom fornecedor é apenas o começo!

Encontrar um bom fornecedor é apenas o começo do processo, é claro.

Certifique-se de ter as especificações exatas do seu produto antes de contatá-los, pois é importante parecer profissional desde o início e saber do que está falando.

Assim, ao entrar em contato com os fornecedores, lembre-se também de que não se trata apenas de obter o menor preço. A empresa que você escolhe em última instância será uma parte de sua cadeia de suprimentos de negócios.

E por fim, seja meticuloso com este processo de verificação. Assim, você saberá se seu fornecedor em potencial é confiável e você poderá evitar problemas no processo.

Vale ressaltar que mesmo depois de ter desenvolvido um bom relacionamento de trabalho com este fornecedor, é necessário acompanhar seus padrões contínuos, fazendo verificações regulares de controle de qualidade.

Esperamos que essas dicas possam facilitar a sua busca por fornecedores! Deixe o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *