Alternativas para o Pagamento de Amostras

Getting your Trinity Audio player ready...

Quando estiver selecionando um produto para importar é fundamental adquirir amostras antes de efetuar uma compra grande. Porém, na hora de efetuar a compra das amostras podem surgir dúvidas com relação ao pagamento e à importação.

Se você tem dúvidas sobre o que são amostras e como elas podem contribuir para seu processo de importação confira nosso texto: Amostras de Produtos. Lá explicamos o que são amostras, como é a legislação e quais são os tramites para importação.

O que muita gente não sabe é que existem algumas alternativas para o pagamento de amostras. Vamos detalhar tudo agora para você.

Contrato de Câmbio

De acordo com a legislação brasileira, todas as operações de câmbio devem ser realizadas por meio de um contrato de câmbio. Ele deve ocorrer sempre como uma das partes uma instituição financeira autorizada a operar em câmbio pelo Banco Central do Brasil que comprará ou venderá a moeda.

Essa operação pode acontecer diretamente com um banco ou uma casa de câmbio. O problema é que no caso de amostras por vezes o valor é muito baixo e não compensa uma operação com uma dessas instituições, principalmente por conta da atribuição de taxas e da burocracia.

Caso seja feita pelo contrato de câmbio com alguma instituição ela será considerada uma mercadoria com cobertura cambial.

Cartão de Crédito

Uma outra alternativa para o pagamento de amostras pode ser o cartão de crédito. Para casos em que o valor da amostra não é muito alto pode ser interessante utilizar o cartão de credito para o pagamento.

Vale calcular e entender as taxas referentes a importação da sua amostra com contrato cambial e comparar com as cobradas pelo seu cartão de crédito. Em alguns casos o cartão de crédito pode ser uma alternativa mais rápida e barata para importação de amostras.

Vale ressaltar que nesse caso a mercadoria deverá ser classifica sem cobertura cambial.

W.U. – Wester Union

A última opção é o pagamento de amostras via W.U. (Wester Union). A Western Union é uma corretora de câmbio que viabiliza pagamentos entre pessoas físicas no mundo inteiro. Ou seja o pagamento será feito diretamente para uma pessoa física.

Você também deve comparar as taxas cobradas para entender qual a melhor alternativa para o seu caso. As mercadorias pagas por WU também são classificadas como sem cobertura cambial.

Concluindo

Em todos os casos é de extrema importância conferir muito bem quem é o fornecedor e se ele tem boas recomendações. Uma dica interessante relacionada a esse tema é nosso texto que conta dicas para desenvolver fornecedores no exterior. No texto fornecemos dicas para te ajudar a selecionar fornecedores para importação.

Tome muito cuidado com essa questão, existem diversos golpes internacionais. Por isso mesmo é tão importante fazer a aquisição de amostras antes de comprar grandes volumes/valores.

Esperamos que tenham gostado! Deixe um comentário ou dúvida!

1 thoughts on “Alternativas para o Pagamento de Amostras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *