5 livros que todo empreendedor deve ler

Getting your Trinity Audio player ready...

Vida de empreendedor não é fácil, são muitos dilemas e desafios e a quem diga que é um caminho solitário. Porém, sem dúvida é um caminho que exige muito desenvolvimento profissional por parte do empreendedor.

Pensando nisso coletamos 5 livros com conteúdo muito interessante para empreendedores.

  1. O Livro Negro do Empreendedor – Fernando Trias de Bes

Um livro perfeito para pontuar todos os desafios que existem no universo empreendedor. Ele é uma leitura obrigatória para abrir a mente e enxergar as verdades que nem todo mundo está disposto a ver quando se trata de empreendedorismo.

 

Dica: Leia ele com a mente aberta e pronto para olhar para o seu negócio e seus erros como empreendedor. Muitas vezes aqueles tópicos que dispensamos ou achamos besteira podem ser os prontos em que precisamos trabalhar como empresários.

  1. O Poder do Habito – Charles Duhigg

Esse é um livro muito interessante que permite com que façamos uma leitura de nosso comportamento como empreendedor e principalmente de nosso negócio. É uma leitura leve e gostosa, recheada de dados de pesquisas que comprovam nossos comportamentos.

 

Dica: Preste atenção nos cases citados, eles podem trazer muito aprendizado. Tente relacionar com o momento em que vive em sua empresa e faça paralelos, isso pode te ajudar a estruturar novas estratégias de marketing.

 

  1. Business Model Generation: Inovação em Modelos e Negócio – Alexander Osterwalder e Yves Pigneur

Já comentamos aqui no blog sobre a importância de criar um modelo de negócios para importação. Inclusive já apresentamos e explicamos como utilizar a ferramenta do Canvas para gerar modelos de negócios. O livro Business Model Generation foi de onde surgiu a ferramenta do Canvas. Vale super a leitura para entender como esse modelo de negócios realmente funciona e principalmente o por que e como surgiu

Dica: Faça o exercício de montar o seu e mantenha em exposto em seu ambiente de trabalho. A ideia é que esse modelo seja vivo e possa mudar de acordo com os rumos que você enxerga para sua empresa. É uma ótima ideia para ajudar a enxergar as estratégias que você tem em mente.

 

  1. O Jeito Disney de Encantar os Clientes – Disney Institute

Quando se trata de cultura e de expressar essa cultura para os clientes a Disney é um case maravilhoso para conhecer. Nesse livro você entenderá como a Disney prepara seus funcionários e estabelece sua cultura para tornar todas as experiências mágicas.

Dica: Fique atento em como a empresa estabelece relacionamento e treinamentos para sua equipe com foco em manter a cultura Disney viva. Veja o que pode ser aplicado em sua empresa e sua realidade. Além disso, vele entender como a empresa gera e mantem uma experiência excepcional para seus clientes.

 

  1. O Dilema da Inovação – Clayton M. Christensen

Em tempos em que se fala muito de inovação e de como empresas devem inovar para sobreviver o livro O Dilema da Inovação traz uma visão muito interessante. Ele levanta um questionamento sobre inovação a qualquer custo e se isso é realmente interessante para os negócios.

 

Dica: Tente pensar em seu negócio quando estiver lendo. Até que ponto você está apostando e atento às mudanças do mundo e até que ponto está arriscando muito? Como você pode definir um orçamento para conseguir inovar sem comprometer seu negócio?

 

Concluindo

Separamos esses 5 livros por eles fornecem uma visão interessante sobre inovação, experiência do consumidor, marketing e empreendedorismo. Sem dúvida eles podem contribuir quando estiver elaborando uma estratégia de importação de novos produtos ou entrada em um novo mercado.

Além disso, eles apresentam a possibilidade de novas perspectivas para sua empresa e quem sabe até um incentivo para você apostar em um novo negócio.

Gostaram? Tem outras dicas? Compartilhem conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *