Contratar um Despachante Aduaneiro ou Não?

Getting your Trinity Audio player ready...

Você, que está começando a importar e exportar, deve ter percebido que existem diversos procedimentos para fazer o negócio acontecer. Até mesmo quem já tem alguma experiência por vezes fica perdido no passo a passo.

A questão é que existem despachantes e empresas de consultoria aduaneira, mas será que vale a pena contratar? Aqui no Blog da Venus sempre incluímos dicas para quem está começando e para quem já trabalha com importação e exportação se aprofundarem no assunto.

Mas o que faz um despachante aduaneiro?

De acordo com a Receita Federal a principal função do despachante aduaneiro é a formulação da declaração aduaneira de importação ou de exportação. Ou seja, ele é responsável por comunicar, adequadamente, a proposição da destinação dos bens submetidos ao controle aduaneiro.

Resumidamente o despachante aduaneiro é o profissional responsável por intermediar as questões legais que envolvem temas como documentos dos órgãos federais e outros procedimentos.  A finalidade do trabalho é que as importações realizadas tanto por empresas como pessoas físicas transcorram sem dores de cabeça em relação à legislação.

Vale a apena contratar?

Como vocês podem ter percebido o processo de importação e exportação de mercadorias envolve muitos procedimentos. Além disso, cada porto tem seus trâmites e qualquer classificação ou documentação não apresentada pode trazer complicações de fiscalização.

Como muitas vezes o empresário tem outras grandes preocupações de negócios, pode ser interessante considerar um despachante. Porém é importante contratar um profissional que compreende as questões específicas de toda a cadeia logística, sabendo se adequar a cada tipo de perfil de importador. Você pode ser um grande empresário no seu segmento ou pessoa física, esse profissional deve entender as suas particularidades.

Existe outra opção?

Sim, nesse segmento você também poderá encontrar consultorias de comércio exterior. As consultorias normalmente cuidam de todo o processo de importação e exportação e te ajudarão em todas as etapas do trâmite de importação. Começando pela seleção de fornecedores, passando pelo recebimento e aprovação de amostras, estudo tributário e logístico até a instrução para emissão da nota fiscal de entrada na nacionalização da mercadoria no Brasil.

Ou seja, a consultoria te ajudará a estruturar a viabilidade do negócio até os procedimentos de chegada, armazenamento e entrega do seu produto aqui no Brasil. Normalmente essas empresas tem despachantes próprios ou parcerias com outros despachantes. Esse é o nosso caso aqui na Venus Cargo.

Resumindo

O procedimento de importação e exportação não é impossível de fazer por conta, mas pode ser complexo. Vale a pena estudar propostas de despachantes e consultorias de comércio exterior e entender o que cada um pode oferecer e por quanto. Lembre-se de que muitas vezes o mais barato sai caro, por isso compreenda bem a entrega que cada profissional promete.

Independentemente de contratar um profissional ou não, é muito importante estudar o procedimento. Você precisa entender o processo para poder executar e até mesmo cobrar dos profissionais que estão trabalhando com você. Muitas vezes é preciso ficar atento para ter certeza de que o processo está fluindo adequadamente e que os profissionais contratados estão atentos às melhores opções para o seu caso.

Gostou? Conte para nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *