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Estudar o público-alvo é um método eficiente para criar novas estratégias de negócio. O mercado consumidor está constantemente passando por transformações, o que obriga dos empreendedores a analisar o perfil dos seus clientes com maior frequência.
Descobrir o que os clientes procuram, o que eles desejam no momento e quais são as suas reais necessidades é fundamental para inovar e crescer no mercado. Nesse artigo vamos mostrar como criar novas estratégias a partir do estudo do público-alvo.
A importância de conhecer o público alvo
Todos os produtos e serviços criados e lançados no mercado por uma empresa visam um público específico. No entanto, antes mesmo de pensar estratégias, novas marcas e soluções, as empresas precisam entender o que o público-alvo almeja.
Ao entender o público-alvo e suas necessidades, as empresas são capazes de pensar estratégias que correspondam exatamente a uma demanda já existente. Dessa forma é possível gerar satisfação, melhorar as vendas e atrair mais clientes.
Por isso mesmo, é fundamental que as empresas implementem processos e ferramentas que permitam criar um panorama completo do público-alvo. As pesquisas com seu público e a ferramenta do mapa da empatia podem te ajudar a conhecer melhor a sua audiência.
Mapa da empatia
Uma das melhores ferramentas para investigar as necessidades – e outros aspectos relevantes – sobre o público é o mapa da empatia. Essa ferramenta ajuda a empresa a se colocar no lugar dos seus clientes.
Dividido em vários quadrantes, o mapa da empatia compreende aspectos como o que o cliente diz, o que ele faz, o que ele vê e o que ele pensa.
Ao nos colocarmos no lugar do cliente, conseguimos perceber a relação entre consumidor e empresa a partir de um ângulo completamente novo. É justamente esse olhar que permite a criação de novas estratégias e de contribuir com insights, ou grandes descobertas sobre seu público.
Além dos aspectos mencionados acima, o mapa da empatia possui outros dois campos. Um deles para as dores dos clientes, que são as dúvidas que eles apresentam, suas dificuldades e também barreiras a serem superadas.
O outro é sobre as necessidades do público, ou seja, o que eles sonham, o que eles desejam, onde querem chegar e quais valores eles defendem em sua vida cotidiana, pessoalmente e profissionalmente.
Dica:
Para estruturar a ferramenta você pode pedir a contribuição de sua equipe. Muitas vezes seus funcionários entendem algumas demandas específicas do dia a dia que você não reconhece.
Preencha cada campo sem pré-julgamentos das informações trazidas e se perceber que algum quadrante estiver vazio, faça uma pesquisa com alguns clientes para entender quais informações estão faltando.
Pesquisas
Outra forma eficiente para conhecer melhor o seu público e descobrir quais são as suas necessidades é fazendo pesquisa. As empresas que incentivam o feedback e dialogam verdadeiramente com os seus clientes conseguem obter informações valiosas.
A partir das pesquisas é possível avaliar a aceitação do público com relação a produtos e serviços já oferecidos, além de possibilitar a criação de novas estratégias, com base em oportunidades que antes eram desconhecidas pela empresa.
Dica:
Lembre-se que você deve estruturar uma pesquisa com um olhar de curiosidade, tente iniciar com perguntas abertas e não direcionar seu público para uma resposta. Algumas perguntas interessantes pode ser:
– Qual a sua maior necessidade com relação a esse mercado? O que espera dos produtos?
– Qual empresa ou produto te atendeu melhor até o momento e por que?
– Se você pudesse mudar algo no atendimento, produto ou mercado o que seria?
Esses questionamentos abrem espaço para seu cliente trazer informações que você talvez não teria e te direcionam para uma resposta específica. O mais importante é ter a mente aberta para o que surgir, talvez a necessidade do seu cliente acabe causando uma mudança de processo ou de segmento de produto para o seu negócio.
Benefícios de conhecer as necessidades do seu público
Diversas empresas que começaram a dar especial atenção ao seu público estão aproveitando os resultados positivos.
Exemplo disso são os empreendimentos que só operavam de forma física e que agora estão investindo em presença digital, graças ao conhecimento sobre as novas necessidades e padrão de comportamento dos seus clientes.
Outro exemplo são as empresas que estão adotando o delivery, como forma de atender a uma demanda cada vez mais crescente, de pessoas que preferem aproveitar produtos e serviços no conforto de suas casas.
Empresas que conhecem o seu público-alvo, especificamente suas necessidades e dores, são capazes de se sobressair mesmo em momentos de crise. Esse conhecimento confere às empresas o poder de se adaptar, pensar alternativas e oferecer ao público o que ele realmente precisa.
Vale ressaltar que em momentos de grandes impactos sociais, como o que estamos vivendo, as necessidades de nossos clientes podem se alterar drasticamente. Por isso, é importante de tempos em tempos, e principalmente nessas situações, revisitar a ferramenta do mapa de empatia e até mesmo refazer pesquisas.
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