Planejamento estratégico: o que é e por que estamos no momento certo para elaborar

Getting your Trinity Audio player ready...

O planejamento estratégico é importante para o crescimento de qualquer empreendimento. Em períodos de crises econômicas e turbulências de mercado, vale a pena repensar o planejamento, buscando oportunidades para o futuro.

Nesse artigo vamos explicar o que é planejamento estratégico, mostrando como fazer um de forma simples. Além disso, falaremos sobre a importância dessa estratégia em momentos de grande agitação no mercado.

O que é planejamento estratégico

O conceito de planejamento estratégico está relacionado com as estratégias que uma organização estabelece. Ou seja, os seus planos, metas e objetivos para o futuro. Tudo isso faz parte de um planejamento, que define as bases para a atuação da empresa.

Com o planejamento, a empresa reconhece a sua posição de mercado e estabelece todos os resultados que deseja alcançar. Podem ser traçadas metas de curto, médio e longo prazo, de acordo com a realidade atual da empresa.

Pense no planejamento estratégico como uma bússola, que serve para orientar o empreendedor, colaboradores e demais envolvidos na atividade empresarial. Ele envolve ações e estratégias a serem colocadas em prática no futuro.

Qual o melhor momento para o planejamento estratégico

Não existe um momento ideal para o planejamento estratégico, que deve ser feito de acordo com as necessidades da empresa. No entanto, existem momentos que recomendam a revisão dos planos, metas e objetivos.

Quando o mercado está passando por grandes flutuações, as empresas podem apresentar perdas que não estavam previstas no planejamento anterior. Dessa forma, é prudente analisar a situação atual, para determinar novas ações.

O que é o modelo canvas

Para fazer o planejamento estratégico da sua empresa, uma das melhores ferramentas é o modelo Canvas. Ele foi desenvolvido pelo empreendedor e pesquisador suíço Alexander Osterwalder, que tinha como objetivo tornar o planejamento das empresas mais dinâmico.

Com base em pesquisas e dados colhidos junto a empreendedores, Alexander criou um modelo de planejamento completamente intuitivo, que agora é usado por milhares de empresas no mundo todo, incluindo grandes companhias nacionais e internacionais.

Esse é um modelo visual e intuitivo, que permite ao empreendedor identificar os pontos fracos, pontos fortes e oportunidades para a empresa. Tudo de forma bem simples, o que torna o planejamento muito menos burocrático.

Outro grande diferencial do modelo Canvas para o planejamento estratégico é a sua flexibilidade. Caso a realidade da empresa mude, basta analisar o modelo e fazer alterações, para ajustar o planejamento.

Esse modelo pode ser interessante pois além de sua agilidade, comparado com o modelo de planejamento estratégico escrito, ele permite entender o essencial de seu negócio de maneira visual.

Cada quadrante oferece uma visão específica de seu negócio e caso tenha dificuldade em preencher algum deles esse pode ser um sinal de revisão de rota ou mesmo de pesquisa.

Dica

Quando utilizar a ferramenta convide alguém de sua equipe ou que conheça seu negócio para discutir os pontos com você. A conversa e troca de experiências podem gerar novas ideias permitindo, talvez, visualizar novos caminhos ou estratégias.

O que é preciso em um planejamento estratégico

Dentro de um planejamento estratégico é fundamental definir objetivos, metas e ações para o futuro. Afinal de contas, planejar significa justamente criar um plano, traçar um cronograma para a empresa.

Antes de começar a pensar no futuro, no entanto, é fundamental analisar o contexto em que a empresa está inserida. A partir disso é possível identificar debilidades, pontos fortes e oportunidades de mercado, que embasarão as estratégias a serem implementadas.

Dica

Como estamos vivendo um momento de muita incerteza, você pode traçar algumas estratégias definindo objetivos de curto, médio e longo prazo. Dessa maneira será possível testar a viabilidade de cada uma de forma ágil.

Porém, não esqueça que estamos navegando em aguas desconhecidas. Você pode testar algo hoje, caso não funcione não descarte a possibilidade de testar novamente no futuro.

Estamos no momento certo para avaliar as metas organizacionais. A crise gerada está obrigando muitas empresas e mercados a realizarem um planejamento estratégico compatível com a nova realidade do mercado.

Concluindo

O Planejamento Estratégico é muitas vezes negligenciado por empresários, normalmente com a justificativa de não terem tempo para realizar o processo. Com isso em mente, estamos vivendo o momento propício para repensar estratégias uma vez que o mundo todo passa por um período de reclusão e paralização.

Aproveite o momento para rever metas e objetivos ou estruturar novas. As dicas do planejamento estratégico podem ajudar a criar um processo conciso e conseguir pensar em todos os aspectos de seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *