Getting your Trinity Audio player ready...
|
Antes de contratar uma empresa para transportar a sua carga até um destino internacional ou mesmo para trazer ao país o que foi comprado no exterior é recomendado fazer uma cotação. Assim, você pode avaliar qual a melhor proposta e contratar o serviço que melhor atenda suas necessidades.
Interessado no assunto e querendo saber mais? Então, continue lendo este artigo e confira tudo sobre cotação de frete internacional: entenda como pedir que contenha todas as informações relevantes por modal. Para tanto, se ligue nos tópicos a seguir.
- O que é frete internacional
- Quais são os tipos de frete internacional
- Como escolher o melhor tipo de frete
- Como fazer a solicitação de frete internacional
O que é frete internacional
O frete internacional, também chamado de transporte internacional, é o nome dado ao transporte de cargas que acontece entre dois países. Esse tipo de deslocamento é regido por um contrato internacional, que deve ser aceito entre as partes contratantes, este contrato é o conhecimento de embarque.
Portanto, o diferencial desse tipo de frete é o de atender a importadores e exportadores no momento em que precisam receber as mercadorias que compraram de outros países ou levar os produtos que venderem para o exterior.
Além disso, para reger de maneira apropriada o frete internacional, existe um conjunto de regras, que serve para normatizar as responsabilidades do comprador e do vendedor no processo de exportação e importação. Entre elas, alguns exemplos são qual das partes é a responsável pelo frete, quem vai pagar o seguro, etc., estas regras são muito importantes e são chamadas incoterms. (link)
Quais são os tipos de frete internacional
Existem diferentes tipos de frente, que são divididos de acordo com a modalidade de transporte realizado. Veja a seguir quais são eles:
- Rodoviário
Esse tipo de frete internacional, como diz o seu nome, faz uso das rodovias para transportar cargas, sendo usados os utilitários, além dos caminhões para o trajeto. Em geral, essa modalidade é a melhor escolha para quem deseja transportar as suas mercadorias aos países que fazem fronteira com o Brasil.
- Aéreo
Para essa modalidade de frete internacional, são utilizadas aeronaves e aviões. O mais comum é que seja a escolha de quem precisa transportar cargas de alto valor agregado, além das que sejam leves e de baixo peso e dimensões. Também é adequado se as mercadorias devem chegar ao destino em pouco tempo.
- Aquaviário/Hidroviário
Refere-se ao deslocamento de cargas com o uso de navios, sendo que o transporte pode ser marítimo, lacustre ou fluvial. Trata-se da modalidade de frete internacional que melhor combina com cargas pesadas e que sejam em grande quantidade.
É recomendado ainda para mercadorias com baixo valor agregado ou para destinos sem acesso terrestre. É considera a modalidade de frete mais comum quando se trata de viagens intencionais. Atende mais de 90% de todo o transporte de mercadorias no mundo.
- Ferroviário
Faz uso de locomotivas e trens para o transporte de cargas, em especial, as pesadas, em grande quantidade e com baixo valor agregado. E claro, para destinos onde haja disponível malha ferroviária. Para o transporte de minérios é um tipo de frete internacional bastante comum.
- Dutoviário
Para locomover entre duas localidades produtos como líquidos e granéis sólidos, o transporte pode ser ainda deste tipo, por dutos, sendo que o transporte ocorre por meio de tubos e canos.
Como escolher o melhor tipo de frete
Como você pode ver, alguns tipos de frete internacional combinam mais com cargas que apresentem determinadas características do que outras. Além disso, existem outros aspectos que devem ser levados em conta para fazer a escolha mais assertiva.
Entre eles, o custo do serviço, a sua disponibilidade, a frequência com que acontece, o peso da carga, os pontos de embarque e desembarque e a urgência na entrega. De todo o modo, o mais importante é contratar empresas especializadas no transporte de cargas, que oferecem credibilidade e gozem de confiança no mercado.
Como fazer a solicitação de frete internacional
Outro ponto que importadores e exportadores devem saber na hora de fazer uma cotação de frete internacional é entender como pedir que contenha todas as informações relevantes por modal. Afinal, de acordo com as necessidades do importador ou exportador o valor pode variar.
O mesmo acontece entre empresas que disponibilizam o serviço. Por isso, recomenda-se ainda pesquisar bastante antes de fazer uma contratação. Veja a seguir quais são os itens que não podem faltar na sua cotação:
- Modal: Tipo de frete internacional;
- Incoterm: Termo Internacional de Comércio;
- Local de coleta: Local onde a carga deve ser coletada;
- POL/AOL: Local do porto de embarque;
- POD/AOD: Local do porto de desembarque;
- Material: Descrição da carga;
- Valor invoice: Usado para cálculo do seguro ou outras despesas dependendo do modal;
- Volume: Quantidade de caixas ou outro tipo de embalagem e as suas dimensões;
- Peso bruto: Peso total da carga;
- Data prontidão carga: Dia em que a carga estará pronta para o transporte;
- Instruções especiais: Caso seja necessário informar algum cuidado especial com a carga.
Agora, confira um exemplo com informações de uma cotação de frete aéreo:
- Modal: Aéreo;
- Incoterm: EXW;
- Local de coleta: 3600 Minnesota Street, Alexandria, MN 56308, USA;
- POL/AOL: Verificar melhor opção;
- POD/AOD: Guarulhos, SP, Brasil;
- Material: Reagentes para genotipagem (material classificado; MSDS anexa);
- Valor invoice: USD 3.349,60;
- Volume: 01 caixa – dim.: 59 x 38 x 46 cm;
- Peso bruto: 24,5 kg;
- Data prontidão carga: Material pronto; coordenar coleta/embarque mais breve possível;
- Instruções especiais: Não aplicável.
Publicar comentário