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E como esses insights vão te ajudar a alavancar o sucesso da sua empresa.
O que é cultura empresarial
É uma tarefa e tanto definir em poucas palavras qualquer tipo de cultura, dentro de uma empresa, essa tarefa não poderia ser diferente.
Mais difícil ainda é implementar uma gama de características em toda a rede da empresa. Quanto maior o inimigo, maior a queda. A proporção nos ensina uma coisa ou duas e quanto maior o desafio, maior a recompensa.
Cultura empresarial nada mais é do que as soft skills alavancadas diariamente pelos colaboradores de uma empresa em seus objetivos e em resolução de problemas em prol do coletivo.
Qual a sua importância?
Dentro de uma empresa, projeto ou qualquer tipo de trabalho em conjunto, é necessário que todos estejam na mesma página. E melhor ainda se for uma boa página.
Uma cultura saudável, que dá suporte aos seus colaboradores e que, o mais importante de tudo, é verdadeira e que mantém seus princípios, consegue ir muito, mas muito longe.
Exemplos de culturas de grandes e pequenas empresas
Um grande e recente exemplo é a “Nubank”, empresa unicórnio que surgiu e que desenvolveu uma cultura rapidamente e de forma natural. Inclusiva, despojada e criativa. Como se fosse aquela amiga que cursou humanas e hoje trabalha em uma ONG.
O Google foi para o outro lado, criando uma cultura de muita assertividade, com processos metódicos e cuidadosos. Seria aquele seu amigo rico de exatas que pensa muito.
Dicas de ferramentas de como implementar uma cultura organizacional
Use o método científico: faça perguntas e teste os resultados.
Veja, a cultura atual da sua empresa, é missionária ou mercenária? Ou seja, seus colaboradores são incentivados em direção ao dinheiro ou uma causa? Por mais necessário que seja uma ambição material, um sonho e um motivo é muito mais forte para uma cultura.
Podemos ir além, como sua empresa lida com as pessoas? Elas são a empresa. Então, lida com elas de forma direta ou diplomática? Elas provavelmente entendem a forma que são tratadas e consideram isso parte da cultura da empresa.
Outra questão bastante importante: os colaboradores trabalham mais de forma individual ou gostam de participar de trabalhos em grupo?
É importante frisar que temos os dois lados dessa moeda em cada uma dessas perguntas. E o importante não é qual resposta será dada, observada e implementada, o importante é que tenha autenticidade na escolha. Que a empresa siga um caminho, seja qual for.
No caso do Google, seria muito estranho se de repente começarem a relaxar os processos seletivos de profissionais, alegando que estão buscando uma cara mais despojada. Ou por exemplo, se o Nubank de um dia para o outro exigisse de seus colaboradores modos de fazerem o serviço completamente burocráticos que eliminasse completamente a criatividade de todos. Estranho não é?
Planejamento Estratégico
Comentamos aqui sobre a importância do planejamento estratégico, ele é um fator importante de implementação da cultura empresarial. O planejamento estratégico é o que permite com que conseguimos colocar em prática a cultura empresarial.
Para empresas importadoras e exportadoras o fator da globalização, agendas internacionais, acontecimentos globais e inovação podem afetar diretamente o negócio. Empresas que praticam importação, por exemplo, produtos, insumos ou até mesmo maquinário podem ter impacto direto na operação e por sua vez na cultura de sua empresarial.
No caso de empresas exportadoras o mesmo é válido, principalmente pois ela tem que se adaptar a clientes com culturas muito diferente de suas. Essas empresas devem avaliar o quanto o contato externo esbarra em suas dinâmicas internas e a partir daí entender como compor sua cultura empresarial ou transformar a já existente.
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