Getting your Trinity Audio player ready...
|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Sabia que o aumento nos valores de produtos e serviços não se restringe ao Brasil?
Com a pandemia da COVID-19 e a recente guerra entre Rússia e Ucrânia, a União Europeia e até mesmo os Estados Unidos têm registrado altas taxas de inflação.
No Brasil, é calculada mensalmente através do IPCA* para explicar o aumento nos preços de uma série de categorias de bens e serviços indispensáveis para o nosso dia a dia.
Alguns aspectos que causam inflação:
Aumento de demanda: muitas pessoas em busca de um item escasso, tornando a demanda maior que a oferta.
Aumento nos custos de produção: quando fica mais caro produzir um produto ou oferecer um serviço.
Como lemos acima, a falta de produtos em âmbito mundial está afetando também o setor externo brasileiro, que tem sentido impactos significativos por conta da elevação dos preços, principalmente na compra de itens importados.
“As exportações brasileiras aumentaram, em valor, 19,4% entre março de 2021 e de 2022. Já as importações crescem 21,5% na mesma base de comparação. No entanto, a análise por volume mostra um movimento inverso, com expansão de 0,9% no que é vendido e recuo de 7% no que é comprado de outros países”.
(Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br)
Está sendo diretamente afetada pela inflação descontrolada dos últimos anos. Veja algumas consequências:
• Desvalorização da moeda
• Encarecimento das commodities²
• Perda do poder de compra dos cidadãos faz com que o cenário para essas operações seja desfavorável.
O nosso país vai precisar aumentar o ritmo e quantidade de produção para tentar equilibrar a balança internacional e atender às demandas doméstica e industrial!
A inflação mundial tem deixado fretes e os processos de vendas dos fornecedores cada vez mais caros. Por outro lado, estamos melhores em relação à importação, muito por conta da valorização do dólar, que é a principal referência para o câmbio internacional.
O Brasil é um grande fornecedor de commodities para o mercado estrangeiro.
“Na área de petróleo e derivados, por exemplo, a elevação de 71% (de março 2021 a março 2022) no preço das importações superou a de 25% nas vendas para o mercado externo. Ainda assim, como o Brasil é um exportador expoente no setor, a balança ainda foi positiva em US$ 3,7 bilhões, o que representou 31% do superávit global do país”.
(Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br)
Esperamos que tenha entendido como a inflação mundial afeta importação e exportação em diferentes áreas. Abaixo, trouxemos legendas para colaborar com o seu entendimento sobre alguns termos.
Até a próxima!
* Índice de Preços ao Consumidor Amplo: mede a variação de preços de mercado para o consumidor final. Representa o índice oficial da inflação no Brasil.
¹ Entrada de produtos vindos de outro país.
² Produtos básicos não industrializados que não se diferenciam entre locais e produtores, como o petróleo.
³ Venda de produtos para outros países.
Publicar comentário