Fenômenos naturais causam impactos na importação e exportação.

Getting your Trinity Audio player ready...

Antes de darmos início à nossa explicação sobre os impactos causados na importação e exportação, deixamos bem claro para você que podemos considerar fenômenos naturais quaisquer acontecimentos que ocorrem sem aviso prévio e sem a necessidade de intervenção humana, como: terremoto; tornado; seca; deslizamento de terra; erupções vulcânicas; epidemia; etc.

 

Impactos

A logística internacional, para importação e também exportação, é influenciada pelos fenômenos naturais. Além do impacto estrutural, aeroportos e portos, principais meios de transporte em âmbito global, podem ser interditados, impedindo a entrada e saída de mercadorias. 

Um exemplo que pode ajudar no seu entendimento ocorreu entre julho e outubro de 2021: o território chinês foi acometido por tufões e ciclones. Você possivelmente leu ou escutou algo sobre os tufões In-Fa e Chanthu, que resultaram em danos à China e, consequentemente, ao nosso Brasil, já que pontos estratégicos para a logística internacional do nosso País foram interditados, colaborando com a crise do nosso comércio exterior.. 

 

Lembra da falta de insumos durante o ápice da pandemia?

Na época, com a doença se espalhando rapidamente entre os continentes, medidas severas de isolamento foram necessárias para conter o avanço da COVID-19, tornando processos logísticos quase impossíveis de serem realizados: contêineres parados nos portos, voos reduzidos.

E quais as consequências desses acontecimentos? Falta de insumos, serviços e até alimentos em várias regiões do mundo por conta das restrições de locomoção.

 

A previsão meteorológica deve ser levada em consideração

Para uma empresa, é indispensável se atentar às condições climáticas e realizar um bom planejamento logístico. 

Talvez você esteja questionando o fato de os fenômenos naturais não serem causados pelos seres humanos, como falamos acima, e que podem ocorrer a qualquer momento. E se estiver pensando assim, sua ideia está correta! Porém, hoje em dia, temos tecnologias e informações importantes que possibilitam nos anteciparmos a essas ocorrências. Assim, há a chance de tomar decisões mais assertivas em relação a prazos, quantidades etc.

 

Obrigado por ler!

 

Está gostando dos nossos conteúdos?

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão,
entre em contato conosco. Vai ser um prazer interagir com você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *