Como adequar as operações de uma empresa ao calendário internacional?

Getting your Trinity Audio player ready...

Se você faz parte de uma organização que trabalha com insumos importados, ou vende seus produtos em mercados além do Brasil, é extremamente importante se atentar aos feriados internacionais. 

 

Você sabia?

O calendário da China é, talvez, o que mais deve ser levado em consideração. O país asiático possui o maior polo comercial do mundo e é o maior parceiro comercial do Brasil. Dos portos mais movimentados entre todos os países do mundo, mais de 60% estão em território chinês. E, dos 10 aeroportos com maior volume, 3 ficam na China.

 

Possíveis impactos

Quando temos um feriado no Brasil, aproveitamos para dar uma pausa na rotina e recarregar as energias. No mercado internacional não é diferente: os trabalhadores deixam as operações para aproveitar a folga. Quando se trata de um país com um grande polo comercial, consequentemente há um impacto negativo nas operações de negócios internacionais em grande parte do mundo. O ponto positivo é que o mundo todo já está se acostumando bem e se planejando em relação aos feriados chineses. 

 

Realizar pedidos com antecedência seria uma boa ideia?

Para fugir dos riscos de ficar sem as mercadorias durante o período de pausa, muitos importadores antecipam os pedidos, fazendo com que o país exportador acelere o ritmo de produção e envios. Lembre-se de levar em conta não só o lead time da produção dos itens, mas também o tempo de trânsito desde a saída da fábrica de origem até o embarque e chegada no porto / aeroporto de destino.  

  • A alta demanda pode impactar na qualidade dos produtos, que sofrem danos devido à sobrecarga. 
  • Os terminais de despacho também são impactados, sofrendo com atrasos e, consequentemente, aumento no preço dos fretes.

 

Programe suas operações

A programação logística da sua empresa tem um peso enorme nas movimentações de comércio exterior. O planejamento precisa ser minuciosamente calculado, levando em consideração diversos fatores. Estar a par das datas sazonais do mercado internacional é indispensável para o bom andamento das operações:

 

  • Programe suas operações com 1 mês de antecedência 
  • Reserve espaço para o transporte e peça seus bookings com folga de datas
  • Pense no pós-feriado também, já que o país exportador pode demorar para retomar o ritmo
  • Lembre-se que os feriados mais importantes na China – ano novo chinês e golden week, variam de data ano a ano, então consulte sempre quando irão cair

 

Boa gestão, planejamento e atenção!

São esses fatores que vão diminuir os impactos do calendário internacional em sua empresa. É possível manter a qualidade de seus serviços.

 

Até a próxima!

 

Está gostando dos nossos conteúdos?

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão,
entre em contato conosco. Vai ser um prazer interagir com você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *