Os principais desafios e benefícios do Dropshipping

Se você é um lojista tenho certeza que está sempre buscando novas formas de otimizar os processos do seu negócio e oferecer o melhor serviço, e se você ainda não tem a sua loja virtual, mas quer começar um empreendimento, provavelmente está buscando maneiras rentáveis de fazer o seu negócio funcionar.

Diante de tantas possibilidades e estratégias disponíveis, muitas vezes surgem dúvidas sobre o que realmente funciona e se adequa ao seu negócio, um sistema que tem sido amplamente discutido e tem levantado dúvidas sobre a sua eficácia, é o dropshipping. Hoje vamos esclarecer pra você todos os benefícios e desafios do Dropshipping, continue lendo e saiba mais.

Dropshipping

As lojas virtuais modelo dropshipping não tem um estoque próprio de produtos, elas são como vitrines que exibem os produtos do fornecedor, este fica responsável por realizar o armazenamento da mercadoria e a entrega para o cliente final, enquanto o lojista faz o processo de divulgação, estratégias de marca, vendas e cuida do relacionamento com o cliente.

Muitos e-commerces grandes são adeptos desse modelo de negócio, e lojas virtuais que estão começando também se beneficiam muito ao se tornarem dropshipping, mas assim como outros sistemas, o dropshipping também apresenta desafios e você precisa saber quais são para se preparar e decidir se realmente isso é para você.

Principais desafios

Assim como outras modelagens de negócio, o dropshipping também oferece desafios, cabe a você avaliar se faz sentido ou não aderir a esse sistema de acordo com os seus objetivos. Confira os principais desafios:

Dependência

Por não ter produtos e estoque próprio, o lojista depende do fornecedor em etapas essenciais da venda, isso pode gerar riscos, afinal se uma entrega não for realizada dentro do prazo, ou se um produto for extraviado, ou até mesmo se o produto entregue for de baixa qualidade, tudo isso se refletirá na imagem da loja virtual, podendo trazer muitos prejuízos e perda de clientes. 

Entrega

A entrega conta muito na avaliação final da compra e na decisão do cliente de comprar novamente ou não. É necessário se atentar a possíveis problemas que podem ocorrer como lentidão na entrega, principalmente quando os produtos são internacionais, extravio de mercadoria e também sempre informar os prazos e condições para troca.

Suporte

O suporte precisa existir dos dois lados, assim como você precisa oferecer suporte ao seu cliente, escolha fornecedores que ofereçam suporte a você. Isso é essencial para garantir uma comunicação boa e informações corretas ao consumidor. 

Benefícios

Agora que você conhece os principais desafios do dropshipping, confira os benefícios que fazem esse modelo de negócio ser escolhido por tantas empresas.

 

Diversidade de produtos

Um benefício do dropshipping que o faz crescer em grande escala é a possibilidade de vender produtos de nichos e marcas diversas. Fazendo dropshipping é possível até mesmo vender produtos nacionais e internacionais ao mesmo tempo. 

Ausência de estoque

Não precisar de um estoque físico para a mercadoria permite que você venda uma variedade ilimitada de produtos, e economize com o valor que seria investido em um lugar para o estoque, economize em sistemas logísticos de gerenciamento e armazenamento de mercadoria e até em mão de obra.

Sem entrega

Como no modelo dropshipping a entrega da mercadoria é responsabilidade do fornecedor, você não precisa se preocupar com essa parte do processo, o que permite que foque em outras demandas, por exemplo, manter um relacionamento com o cliente.

Como superar os desafios?

Se você está decidido a fazer o seu negócio dropshipping prosperar, a melhor coisa que você pode fazer é negociar com fornecedores de confiança, que já tem uma reputação sólida e que se preocupam em cumprir prazos e oferecer produtos de qualidade. 

Você pode se conectar com fornecedores de confiança usando o app Dropi, com ele você se conecta diretamente com a Aliexpress, líder mundial no fornecimento de mercadorias e com a Dropnacional. Além disso, o app tem integração com a Nuvemshop, o que te dá acesso a diversas ferramentas e funcionalidades incríveis. Acesse e saiba mais!

Texto original da: Empreender

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.