Getting your Trinity Audio player ready...
|
Quem atua no comércio exterior deve estar sempre atento aos números desse segmento. Todos os dias são movimentados diversos produtos, em operações de importação e exportação. As estatísticas geradas nem sempre podem ser acompanhadas sem a geração de relatórios.
Existem alguns sistemas de análise do comércio exterior que permitem o acesso rápido aos dados do mercado. São informações como volume de produtos comercializados, valor e histórico comercial, individualizado por categorias de produtos, país de origem, blocos econômicos e outros filtros.
Nesse artigo vamos comentar sobre os três sistemas mais interessantes para exportadores e importadores. São eles: o Comex Vis, o Comex Stat e o Comex Responde.
Comex Vis
O Comex Vis surgiu como iniciativa da Secretaria de Comércio Exterior. Apesar de ainda estar em fase de implantação, o sistema possibilita o acesso a relatórios completos com dados do comércio exterior. Um dos aspectos mais relevantes desse sistema é a disponibilização de gráficos, permitindo o acompanhamento visual das informações.
No portal é possível acessar, sem a necessidade de cadastro, dados sobre a exportação e importação brasileira, por blocos e continentes, por países parceiros, por estados e até mesmo por municípios. Também é possível gerar relatórios a respeito dos principais produtos exportados.
De acordo com dados do programa, em breve estarão disponíveis outros relatórios de visualização, com mais informações envolvendo o comércio exterior. Mas enquanto isso não acontece, os interessados já podem aproveitar os dados divulgados.
Comex Stat
Outro sistema para análise de comércio exterior relevante é o Comex Stat. Trata-se de uma plataforma de transparência, que permite o acesso irrestrito aos dados do comércio exterior. Os dados são atualizados mensalmente, com base no SISCOMEX e nas declarações de importação e exportação.
Essa plataforma conta com alguns detalhes interessantes. Além de ser responsiva, estando disponível para visualização tanto em computadores quanto em dispositivos móveis, ela pode ser acessada em três idiomas: português, inglês e espanhol.
As informações do banco de dados datam a partir de 1997. É possível usar filtros, como ano inicial e ano final, país, bloco econômico e outros, para refinar a busca. O resultado pode ser exportado nos formados Excel e CSV.
Comex Responde
Quem precisa de informações, mas não encontra através dos bancos de dado acima, pode fazer uma consulta através do Comex Responde. Trata-se de um canal de atendimento criado pela Resolução CAMEX nº 78, de 2 de outubro de 2013.
Ao acessar a página, o cidadão pode fazer perguntas relacionadas ao comércio exterior. Basta preencher alguns campos, como nome, e-mail, país, Estado, área de formação e outros. O serviço está disponível de forma gratuita para todos os interessados, sendo uma ótima ferramenta para o importador e exportador.
Dúvidas relativas à legislação aplicável, estatísticas, tributos e promoção comercial podem ser sanadas através do formulário de contato. Consultas a respeito de processos e requerimentos individuais, no entanto, não são atendidas através desse canal. O site está disponível em português, inglês e espanhol.
Por que utilizar sistemas para análise do comércio exterior?
Os sistemas de análise do comércio exterior, como o Comex Vis, o Comex Stat e o Comex Responde ajudam exportadores e importadores a terem acesso a informações relevantes sobre o mercado em que atuam.
Além disso, essas plataformas podem e devem ser exploradas para ajudar no planejamento do negócio, na análise de viabilidade da transação e na tomada de decisão.
Esperamos que as nossas dicas tenham ajudado você e o seu negócio! E se você tem outras dúvidas ou gostaria de esclarecimentos sobre outros temas, deixe um comentário ou entre em contato a nossa equipe.
Até a próxima!
Publicar comentário