estatísticas e dados do comércio exterior

Estatísticas e dados do Comércio Exterior

Getting your Trinity Audio player ready...

Quem atua no comércio exterior deve estar sempre atento aos números desse segmento. Todos os dias são movimentados diversos produtos, em operações de importação e exportação. As estatísticas geradas nem sempre podem ser acompanhadas sem a geração de relatórios.

Existem alguns sistemas de análise do comércio exterior que permitem o acesso rápido aos dados do mercado. São informações como volume de produtos comercializados, valor e histórico comercial, individualizado por categorias de produtos, país de origem, blocos econômicos e outros filtros.

Nesse artigo vamos comentar sobre os três sistemas mais interessantes para exportadores e importadores. São eles: o Comex Vis, o Comex Stat e o Comex Responde.

Comex Vis

O Comex Vis surgiu como iniciativa da Secretaria de Comércio Exterior. Apesar de ainda estar em fase de implantação, o sistema possibilita o acesso a relatórios completos com dados do comércio exterior. Um dos aspectos mais relevantes desse sistema é a disponibilização de gráficos, permitindo o acompanhamento visual das informações.

No portal é possível acessar, sem a necessidade de cadastro, dados sobre a exportação e importação brasileira, por blocos e continentes, por países parceiros, por estados e até mesmo por municípios. Também é possível gerar relatórios a respeito dos principais produtos exportados.

De acordo com dados do programa, em breve estarão disponíveis outros relatórios de visualização, com mais informações envolvendo o comércio exterior. Mas enquanto isso não acontece, os interessados já podem aproveitar os dados divulgados.

Comex Stat

Outro sistema para análise de comércio exterior relevante é o Comex Stat. Trata-se de uma plataforma de transparência, que permite o acesso irrestrito aos dados do comércio exterior. Os dados são atualizados mensalmente, com base no SISCOMEX e nas declarações de importação e exportação.

Essa plataforma conta com alguns detalhes interessantes. Além de ser responsiva, estando disponível para visualização tanto em computadores quanto em dispositivos móveis, ela pode ser acessada em três idiomas: português, inglês e espanhol.

As informações do banco de dados datam a partir de 1997. É possível usar filtros, como ano inicial e ano final, país, bloco econômico e outros, para refinar a busca. O resultado pode ser exportado nos formados Excel e CSV.

Comex Responde

Quem precisa de informações, mas não encontra através dos bancos de dado acima, pode fazer uma consulta através do Comex Responde. Trata-se de um canal de atendimento criado pela Resolução CAMEX nº 78, de 2 de outubro de 2013.

Ao acessar a página, o cidadão pode fazer perguntas relacionadas ao comércio exterior. Basta preencher alguns campos, como nome, e-mail, país, Estado, área de formação e outros. O serviço está disponível de forma gratuita para todos os interessados, sendo uma ótima ferramenta para o importador e exportador.

Dúvidas relativas à legislação aplicável, estatísticas, tributos e promoção comercial podem ser sanadas através do formulário de contato. Consultas a respeito de processos e requerimentos individuais, no entanto, não são atendidas através desse canal. O site está disponível em português, inglês e espanhol.

Por que utilizar sistemas para análise do comércio exterior?

Os sistemas de análise do comércio exterior, como o Comex Vis, o Comex Stat e o Comex Responde ajudam exportadores e importadores a terem acesso a informações relevantes sobre o mercado em que atuam.

Além disso, essas plataformas podem e devem ser exploradas para ajudar no planejamento do negócio, na análise de viabilidade da transação e na tomada de decisão.

Esperamos que as nossas dicas tenham ajudado você e o seu negócio! E se você tem outras dúvidas ou gostaria de esclarecimentos sobre outros temas, deixe um comentário ou entre em contato a nossa equipe.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *