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Sabia que a administração correta do tempo de trabalho é capaz de trazer muito mais produtividade para o seu negócio? Administrar o tempo é importante na medida em que estimula a produção, reduz custos e contribui para que as metas sejam alcançadas.
Nesse artigo vamos dar algumas dicas poderosas para organizar o seu tempo de trabalho. Descubra como tornar o seu trabalho mais eficiente, utilizando bem todos os recursos disponíveis – humanos e materiais – com o melhor aproveitamento.
- Organize suas tarefas
A organização é a chave para o gerenciamento do tempo de trabalho. Agrupe todas as suas tarefas, de acordo com o tipo, prazo, recursos necessários e outros critérios.
Essa organização pode acontecer de diferentes maneiras. Recursos analógicos, como agendas, livros e calendários podem ser utilizados. Outra opção é organizar digitalmente as suas tarefas, com o auxílio de planilhas e aplicativos.
- Cuidado com o mito do multitarefa
Você já deve ter escutado que o profissional multitarefa está em alta no mercado. Quanto mais habilidades um profissional demonstra, maior a sua chance de sucesso em contratações.
No entanto, é praticamente impossível entregar qualidade em todas as tarefas quando não existe organização. Nesse sentido, por mais que você seja um profissional multitarefa, é importante estabelecer prioridades.
Fazer cada coisa no seu tempo é um dos melhores caminhos para obter resultados incríveis, sem sacrificar a qualidade e os prazos.
- Não tenha medo de consultar ou pedir auxílio
Um dos grandes inimigos da administração do tempo é tentar fazer tudo sozinho, sem pedir ajuda.
Existem tarefas que demandam habilidades específicas, que você pode não possuir. Reconhecer isso não é uma debilidade, mas sim uma qualidade.
Ao consultar e pedir auxílio no dia a dia de trabalho você estará aproveitando melhor o seu tempo. Reconheça os talentos que estão ao seu redor e explore isso de forma produtiva.
Por outro lado, é fundamental que você saiba o que é capaz de fazer e qual é a sua carga de trabalho. Se um colega solicitar algo que não está ao seu alcance, não pense duas vezes antes de recusar o pedido.
- Cuidado com excesso de trabalho
Quem trabalha muito nem sempre gera muitos resultados. Por isso, fique atento ao trabalho em excesso, tendo em vista que esse é um dos indicativos da falta de eficiência na execução de tarefas.
Em alguns momentos é mais do que normal extrapolar a jornada habitual de trabalho. Isso acontece por diversos motivos, como aumento da demanda ou a necessidade de bater uma meta.
No entanto, se o excesso de trabalho se tornar frequente, é importante analisar as origens desse trabalho extra. Pode significar, por exemplo, que você está suportando uma demanda maior do que o recomendado.
A administração de tempo é importante independentemente do formato de trabalho
Seja no home office ou retornando ao escritório as dicas acima podem ser fundamentais para um processo de autoavaliação profissional. Muitas vezes temos a falsa sensação de estarmos administrando bem nosso tempo simplesmente por estarmos dentro de um ambiente de trabalho.
Outro fator importante sobre o tema pode ser direcionado especificamente a importadores e exportadores. Por conta de fuso horários por lidarem diretamente com o comércio internacional, é fundamentar administrar demandas levando em consideração horários e calendários de fornecedores ou clientes.
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