Certificados de Origem: excelentes para o bom andamento dos processos.

Getting your Trinity Audio player ready...

Se você realiza transações internacionais, principalmente como exportador, é importante se aproveitar dos benefícios do Certificado de Origem. Ele vai trazer benefícios que podem ajudar a alavancar suas operações no mercado internacional.

Continue a leitura que vamos detalhar o assunto.

 

O que é?

É um documento (impresso ou digital) que comprova a origem da mercadoria que está sendo comercializada entre países que possuem acordos comerciais com o Brasil, além de conceder tratamento preferencial às operações.

Sua finalidade é atribuir competitividade aos exportadores brasileiros, reduzindo ou isentando o imposto de importação e garantindo o acesso preferencial de mercadorias ao mercado externo. Além disso, auxilia na estratégia de posicionamento de marca e demonstra credibilidade.

 

Não é obrigatório, mas…

Tem alta relevância e é exigido por países onde o Brasil possui acordos comerciais, 

para que estes possam obter a Preferência Tarifária*. 

 

Emissão

Deve ser realizada pelo exportador, junto à Declaração de Origem, com informações (veremos quais são abaixo) sobre os produtos e processos produtivos. Mas, antes, é necessário entrar em contato com a entidade emissora** mais próxima. 

Cada entidade tem seus requisitos, mas, normalmente, o assinante precisa de apenas o CPF. Após, é necessário elaborar a Declaração de Origem, onde constarão informações como as matérias-primas utilizadas (nacionais e/ou importadas) e uma breve descrição do processo produtivo. Será enviada à entidade antes da emissão, pois cada certificado emitido exige uma declaração anexada.

 

Certificado de Origem Digital (COD)

O que levava mais de 1 dia para ser concluído pode ser feito em menos de 1 hora, de forma digital. Assim como a maioria dos processos, também é possível aproveitar a comodidade que a tecnologia oferece na hora de emitir os certificados.

É obrigação do exportador gerar o Certificado de Origem Digital usando assinaturas digitais que asseguram a integridade do conteúdo. 

 

  • Mais segurança e confiabilidade nas transações
  • Agilidade e praticidade
  • Redução de custos 
  • Redução do tempo de duração do trâmite comercial entre exportador e importador

 

Um ponto importante que deve ser considerado: acordos bilaterais de comércio internacional

Garantem direitos e ditam deveres a serem cumpridos e respeitados por importadores e exportadores em transações internacionais. A condução diplomática das negociações também é essencial para que haja ganhos para os envolvidos nas relações, e também para evitar possíveis desgastes entre os países. Conhecer a fundo os acordos dos quais o Brasil faz parte é muito importante para a estratégia de internacionalização da empresa. 

 

Resumindo 

Além do processo de emissão que mostramos, um Certificado de Origem requer um pouco de conhecimento, como quais países têm acordos comerciais com o Brasil; quais são as regras para estar apto; como prosseguir diante de combinações de diferentes produtos para diferentes países e diferentes acordos ou exigências do país importador. Importar sem pagar impostos sobre os produtos com certeza é um atrativo e tanto para alavancar os negócios. 

 

*Preferência Tarifária: redução ou isenção para o pagamento do imposto de importação.

**Federações da Indústria, Centros das Indústrias, Federações do Comércio e Associações Comerciais (FIESP e CIESP, por exemplo) para cadastrar o responsável da empresa que irá assinar o certificado.

 

Obrigado por ler!

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão,
entre em contato conosco. Vai ser um prazer interagir com você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *