A transição de um governo afeta importação e exportação?

Getting your Trinity Audio player ready...

Quase todas as áreas são impactadas quando temos mudanças de governo. Os novos governantes costumam assumir seus cargos com projetos e ideias diferentes de seus antecessores.

 

Comércio exterior e sua relevância em nosso país

Importar e exportar é indispensável para a nossa economia (e também para a economia global), sendo um importante vetor de produtividade e competitividade, fatores decisivos para a nossa influência no mercado internacional. 

E mais: promove geração e manutenção de empregos em diversas áreas, qualifica os recursos humanos, permite a evolução do mercado empresarial como um todo.

 

De volta ao foco

No trecho acima, reforçamos a relevância do comércio exterior no Brasil com intuito de deixar claro o quão importante esses processos são e a enorme responsabilidade que os governantes têm quando assumem os seus postos. 

 

O comércio exterior precisa ser amparado pelo governo

Liberar recursos financeiros para a produção e comercialização de bens e serviços não é tudo. Claro que é importante, mas precisamos de suporte efetivo, com políticas alinhadas às práticas de comércio de todo o mundo. 

O atual governo tem feito algum esforço buscando reduzir o tempo gasto nas operações de comércio exterior, com a criação de ferramentas de registros e autorizações e o Portal Único de Comércio Exterior (https://portalunico.siscomex.gov.br/portal/). Contudo, ainda é pouco e está longe de resolver os problemas enfrentados por profissionais da área quando operam no mercado internacional. Outra marca do governo atual tem sido a redução de impostos de importação de diversos setores, o que favorece a entrada de produtos estrangeiros com menor custo. 

 

Em breve o nosso país terá um novo presidente

E o que será que o novo governo pensa sobre o comércio exterior do nosso país? Vamos torcer por acordos comerciais novos, que gerem resultados significantes, e também pela reformulação tributária, pelo aumento da nossa participação no mercado internacional. Em seu governo anterior – 2003 até 2010 – houve uma política internacional onde o Brasil se posicionou como líder regional e chegou a aumentar sua relevância mundial como potência média. 

 

Teremos novidades?

Ainda não fomos impactados por notícias interessantes sobre o mercado de importação e exportação. Alguns temas são abordados de maneira bem superficial. Mas, como falamos no início, cada governante tem o seu jeito de dar andamento aos processos e muito provavelmente veremos mudanças. Se serão boas ou ruins, não temos como prever, apenas especular, mas vamos continuar trabalhando e fazendo o melhor pelas nossas empresas.

 

Obrigado por ler!

 

Está gostando dos nossos conteúdos?

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão,
entre em contato conosco. Vai ser um prazer interagir com você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *