O país asiático, grande potência econômica em âmbito mundial, é o nosso maior parceiro comercial desde 2009. Mantemos uma relação estratégica que foi bem consolidada nos últimos anos e, apesar da distância geográfica, com idioma e cultura totalmente diferentes, estamos muito próximos quando o assunto são relações comerciais.
Muitos empresários não sabem
Alguns não conhecem a força da relação entre os países, mesmo empresas que fazem negócios com a China jamais se aprofundaram ou tiveram curiosidade em entender isso.
Uma parceria de longa data
As relações diplomáticas entre Brasil e China existem desde o século 19, e tudo indica que essa parceria só deve aumentar.
Você sabia?
Mesmo em um momento de incertezas e crise econômica por conta da pandemia da Covid-19 que se iniciou em 2020, os chineses aumentaram o nosso volume de exportação e mantiveram o comércio bilateral entre os países bem intenso.
Exportação (aproximadamente US $87.907.887.856 em 2021)
Aqui podemos destacar produtos com valor baixo, como minério de ferro e derivados. Estes representaram a maior quantia das exportações do ano passado, seguidos pela nossa soja. Outros produtos exportados com frequência: carnes, açúcares, melaços, óleos brutos de petróleo.
Importação
O que mais importamos da China foram os produtos manufaturados*. Estes representaram mais de um quinto de todos os produtos que solicitamos no ano passado.
Produtos mais frequentes: equipamentos de telecomunicação; compostos organo-inorgânicos; máquinas e aparelhos eletrônicos; fertilizantes.
Curiosidades sobre a China
- Lá, ainda há lockdown por conta da pandemia, e visitantes estrangeiros não podem entrar no país
- A política é de Covid Zero, e onde há casos detectados, o local é lacrado imediatamente e as pessoas quarentenizadas
- A China possui a maior construção do mundo, a Muralha da China, com 21.196 quilômetros de extensão
- É o segundo país que mais polui no mundo, perdendo apenas para os EUA, porém de uns anos para cá há fortes programas visando reverter esse quadro
- O lugar onde mais se consome energia no mundo. O problema é que o país usa o carvão mineral (altamente poluente) para gerar cerca de 70% de sua energia
*Produtos manufaturados são aqueles fabricados em grande quantidade, de forma padronizada e em série.
Está gostando dos nossos conteúdos?
Caso tenha alguma dúvida ou sugestão,
entre em contato conosco. Vai ser um prazer interagir com você.
2 comments