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É importante manter-se atualizado do mundo dos negócios para estudar referências e aplicar no seu trabalho!
Autonomia dos colaboradores
A criatividade de cada um dos que trabalham em uma empresa teve que ser valorizada em tempos de pandemia e lideranças rigorosas e fechadas não combinaram com as novas soluções que surgiram para enfrentar o momento.
Abrir as portas para a autonomia de cada um foi um insight que muitas empresas começaram a utilizar, como por exemplo a Nubank que com sua característica despojada, ofereceu formas de seus trabalhadores realizarem suas tarefas de forma individual, alavancando os processos de cada um e driblando problemas específicos que cada um teria para trabalhar de casa.
Inovação em todos os setores da empresa e atuante na cultura organizacional
A inovação, tal como a autonomia, surgiu como uma solução para dificuldades internas das empresas. Todo o negócio abre as portas e mentes para se tornar um grande laboratório e deixar o cliente fazer parte da inovação. Não só ele, mas também os colaboradores, que se tornam uma peça fundamental para mudar cada um dos setores e entenderem que a empresa está aberta para isso e valoriza esse tipo de mindset.
Agilidade para soluções e leveza nos processos das empresas
Com o expertise dessas tarefas, veio resultados extras, como a agilidade e a leveza. As empresas se tornaram bem mais rápidas em encontrar soluções para seus problemas já que deixaram de lado pensamentos conservadores do que dá certo e do que não dá. Não só isso, mas como a cultura mudou, tudo se torna mais leve porque o compartilhamento de ideias e anseios se torna válido.
“Você quer uma receita para o sucesso? Bom, eu tenho uma bem simples: repense o modo como você entende o fracasso. Ele não é o inimigo do sucesso. A verdade é que você pode se sentir desmotivado toda vez que fracassar, ou então pode aprender com os seus erros e se preparar para os próximos fracassos que ainda virão pela frente. Cometa todos os erros que precisar cometer, pois é com eles que você encontrará o sucesso.” — Thomas J. Watson, 2º presidente da IBM, político e filantropo.
Jornada completa do consumidor
Cada uma das etapas que o consumidor leva para conhecer o produto até finalmente comprá-lo começou a ser observada de mais perto, já que ele mesmo começou a participar de alguns processos da empresa.
Essa jornada se torna um tubo de ensaio essencial para tornar o serviço mais real e assertivo.
Relacionando com o mercado de comex
Essas dicas podem ser aplicadas na prática em suas organizações caso ainda não tenham começado. A jornada completa do consumidor, por exemplo, pode ser mapeada e a partir dela é possível criar melhorias em seus processos internos para melhor atender seus clientes. Isso pode abrir espaço para fidelização assim como aquisição de novos clientes.
A cultura organizacional também pode ser mapeada, com isso em prática fica mais fácil entender quais são os gaps de melhorias para que sua equipe trabalhe de forma mais concisa.
Além disso, você pode designar uma equipe para que busque novos produtos e inovações que podem ser replicadas em seu negócio. Isso pode abrir novos negócios, produtos, ou até mesmo equipamentos com oportunidades de importação.
Com uma cultura de inovação instalada sua equipe pode identificar inclusive oportunidades de exportação. Com auxilio de uma pesquisa de mercado é possível identificar oportunidades em novos países.
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