Dicas de produtividade para sua equipe no Home Office

Com a migração para o trabalho remoto, muitas empresas se veem divididas em gerir uma equipe presente no escritório e outra trabalhando em casa. É um pouco do que estamos vivendo em nossa epresa nesse período também. Se para o profissional pode ser um desafio conciliar o home office com a sua rotina, para os negócios também há um grande impacto.

Afinal, é preciso conciliar o trabalho de ambas equipes e oferecer a todos o mesmo suporte. Só dessa forma é possível manter todos os colaboradores satisfeitos e em plena produção. Mas se você, que possui uma empresa, está com dificuldade em gerir essa situação continue com a leitura deste artigo.

Nos tópicos a seguir, separamos algumas dicas que, estão nos ajudando, a superar os desafios impostos pelo trabalho remoto e as principais dicas de produtividade para sua equipe no home office.

  • O que é home office e quais são os seus desafios
  • Impactos do trabalho remoto nas equipes
  • Dicas de produtividade para a equipe

O que é home office e quais são os seus desafios

Home office ou escritório em casa é uma modalidade de trabalho que, cada vez mais, está presente na vida dos profissionais. Não apenas daqueles que trabalham por conta própria, mas também dos que possuem vínculo empregatício.

Mesmo antes da pandemia do coronavírus, existiam empresas que ofereciam o trabalho remoto para os seus colaboradores. Porém, com as restrições e isolamento social impostos no combate à pandemia, o home office se tornou obrigatório, ao menos em parte, para empreendimentos de diferentes segmentos de mercado.

Essa foi a maneira para que muitos negócios continuassem a funcionar. Ao mesmo tempo, se transformou em um grande desafio, pois não houve tempo para uma transição adequada. Do dia para a noite, os colaboradores tiveram que desempenhar as suas funções em casa, gerando inúmeras dúvidas e dificuldades.

Impactos do trabalho remoto nas equipes

Com o passar dos meses e o avanço da pandemia em todo o país, o home office mostrou que veio para ficar. Até empresas que não pensavam em ter a sua equipe trabalhando de forma remota começaram a enxergar essa possibilidade de maneira positiva.

Afinal, essa modalidade de trabalho oferece diversas vantagens. Claro, desde que a sua implementação seja feita do jeito certo. E se ainda é vista como uma novidade, com a qual as pessoas estão se acostumando, é preciso agir com assertividade para que a empresa não perca produtividade.

Como é de se imaginar, profissionais que não estavam acostumados a trabalhar de casa encontram uma série de desafios. Entre eles, dificuldade de concentração, ainda mais se moram com outras pessoas; problemas em organizar o espaço e ter os móveis adequados; e mesmo a falta de conexão com os colegas de trabalho.

Dicas de produtividade para a equipe

Se os desafios do trabalho remoto não forem superados, os colaboradores podem deixar a desejar, impactando o desempenho da empresa. Nesse sentido, é o gestor, administrador ou empresário quem deve proporcionar um ambiente harmônico para os funcionários trabalharem com qualidade.

A seguir, estão algumas dicas de produtividade para a equipe do seu negócio permanecer atuando como antes mesmo que estejam em home office.

  • Ter um sistema que envolva todos os colaboradores

Para as empresas que possuem colaboradores no escritório e outros em trabalho remoto, é essencial que haja um sistema que englobe ambos os grupos. Até quem não precisou mudar a sua rotina pode sofrer os impactos do novo cenário.

Assim, é importante estabelecer rotinas, gerenciar as tarefas das equipes, padronizar a comunicação e realizar avaliações de desempenho. Essas medidas ajudam a coordenar o dia a dia, pois norteiam o que deve ser feito e facilitam a imersão no ambiente de trabalho, mesmo ao estar em home office.

  • Investir na gestão de equipes

Outra dica é ter uma pessoa responsável para gerir o trabalho das equipes, inclusive, do grupo de profissionais em trabalho remoto. Eles devem receber treinamento e serem adequadamente orientados a atuar à distância, além de contarem com o suporte necessário.

Portanto, esse responsável deve estar disponível para o feedback dos profissionais em home office, o que pode ocorrer por um canal de comunicação exclusivo. Recomenda-se ainda reproduzir ao máximo o que era feito no escritório, como o estabelecimento de prazos e horários de trabalho.

  • Fazer uso das ferramentas tecnológicas

As empresas que precisam gerir o home office dos seus colaboradores podem se valer de diferentes ferramentas tecnológicas, que contribuem com a eficiência da rotina. Entre elas, é possível citar o Trello, um gerenciar de projetos, onde se pode criar lista de tarefas para os membros interagirem.

Já o Google Drive é ideal para armazenar e compartilhar em nuvem todos os artigos, assim, mesmo a distância os profissionais atuam de maneira colaborativa e com segurança. O Slack, que serve para os colegas de equipe se comunicarem, e o Harvest, para gerir tarefas, são outros exemplos.

  • Promover reuniões presenciais

Outra dica de produtividade para sua equipe no home office é promover reuniões presenciais, é claro, seguindo os protocolos de segurança. Os encontros devem ser feito em pequenos grupos e, se a sua empresa não possui um espaço adequado, pode contar com os serviços oferecidos pelos coworkings.

Nesses locais, você pode alugar uma sala privada para reunir a sua equipe. E mais, os seus funcionários podem se instalar nos espaços compartilhados para o trabalho remoto, onde terão acesso a um lugar seguro, confortável e com cara de escritório.

Como vocês estão organizando suas empresas nesse período? Conte para a agente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *