Principais cuidados ao importar alimentos e bebidas

A importação de alimentos e bebidas para o território nacional deve ser feita de acordo com os padrões estabelecidos pelas autoridades competentes. O processo é fácil quando feita uma análise e planejamento prévios, mas vale a pena seguir algumas dicas para evitar complicações.

Nesse guia vamos falar sobre os principais cuidados ao importar alimentos e bebidas. Descubra quais são os pontos mais importantes para ficar atento durante o processo, para garantir que a sua mercadoria chegue com segurança e dentro do prazo.

Como é a importação de alimentos e bebidas

Primeiramente, vale a pena mencionar que a importação de alimentos e bebidas se submete a fiscalização e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Esse é o órgão responsável por fornecer a Licença de Importação.

Além disso, a ANVISA está presente em aeroportos, portos e outros pontos de controle, realizando a fiscalização. Dessa forma, é fundamental que a mercadoria esteja em conformidade com todas as normas editadas pelo órgão.

O principal objetivo da agência é garantir a qualidade e procedência das mercadorias que são distribuídas no território nacional. Assim é possível evitar a inserção de alimentos e bebidas vencidos, ilegais ou contaminadas.

Cuidados ao importar alimentos e bebidas

Na hora de importar alimentos e bebidas é importante tomar uma série de cuidados. Para cada categoria de produtos podem ser exigidos procedimentos especiais, mas existem algumas orientações que são gerais.

  • Embalagem

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determina como devem ser as embalagens para alimentos importados. Na parte externa, elas devem apresentar algumas informações básicas, como o nome comercial, o nome da matéria-prima e fabricante.

Além disso, as embalagens devem informar quais são os cuidados especiais para o armazenamento do produto. Esses detalhes podem incluir a temperatura ideal, a umidade e luminosidade.

  • Cuidados físicos

Os cuidados na importação são válidos tanto para os alimentos perecíveis quanto para os alimentos não perecíveis. Existem cuidados que são químicos, outros que são químicos e ainda os cuidados biológicos.

Na lista de cuidados físicos estão o armazenamento adequado, a ventilação e higienização. Além disso, a carga deve ser manuseada com cuidado, para que não amasse, quebre ou sofra qualquer outra avaria.

  • Cuidados químicos e biológicos

Na importação de alimentos e bebidas, os cuidados químicos e biológicos devem ser redobrados. É importante verificar se a validade do produto é compatível com o tempo de viagem.

Além disso, durante o transporte da mercadoria devem ser mantidas todas as condições mínimas, como a ventilação, a umidade e iluminação. Dessa forma é possível garantir que o produto chegue íntegro e em bom estado para uso ou comercialização.

Cuidados na compra de alimentos e bebidas

Para garantir que a importação de alimentos e bebidas aconteça com completa segurança, a compra deve ser feita com fornecedores confiáveis e de qualidade. Esses fornecedores devem estar cientes das exigências sanitárias mínimas para os produtos. Muitas vezes, dependendo do tipo de alimento a ser importador, o exportador / fabricante também deverá ser cadastrado no Ministério da Agricultura, o que é uma burocracia extra, mas também mais uma medida que trará segurança.

Conclusão

Como você pode ver, a importação de alimentos e bebidas pode ser feita de forma simplificada, desde que todas as exigências sejam seguidas. É muito importante estar bem familiarizado com os trâmites ou buscar uma assessoria que esteja. Seguindo os cuidados básicos acima é possível introduzir mercadorias estrangeiras no território nacional de forma rápida e segura.

Os alimentos e bebidas são produtos comuns, mas que exigem cuidados especialmente sanitários. Por isso mesmo, vale a pena cuidar com atenção de cada etapa do processo de importação.

Consiga a Licença de Importação para os seus produtos, negocie com os fornecedores para conseguir os melhores acordos e condições. Fique atento aos prazos e tramites para o desembaraço aduaneiro e receba suas mercadorias com tranquilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.