Getting your Trinity Audio player ready...
|
Sabemos que cumprir a lista de procedimento para começar a importar não é uma tarefa fácil. O Conhecimento de Embarque é um dos documentos mais importantes do comércio exterior. Trata-se de um documento que o transportador emite, descrevendo o tipo e quantidade de mercadorias embarcadas.
Para saber mais o que é e como preencher acesse (aqui) nosso texto sobre assunto. Nele explicamos bem esse procedimento e inclusive ensinamos a preencher. Para facilitar ainda mais o processo fizemos uma lista para te ajudar a conferir se as informações primordiais estão no seu documento.
Lista de itens para conferência de informações obrigatórias do Conhecimento de Embarque:
- Dados do exportador (shipper);
- Dados do (consignee): RAZÃO SOCIAL e CNPJ;
- Porto de origem / Porto de destino;
- Descrição da mercadoria: que inclui volume e peso;
- Tipo de embalagens e quantidade;
- NCM;
- Valor do ocean freight;
- Modalidade do frete
Além da lista acima, desde 2015 é exigido como norma da Instrução 32/2015 que é proibida qualquer carga com materiais de madeira que não seja tratada ou certificada. Por isso, é importante informar se existe madeira no embarque, inclusive se for de pallet.
Certifique-se de que a madeira do pallet tem certificação ou é tratada. Em alguns casos existem pallets de plástico, se esse for seu caso não se preocupe com essa situação
Resumindo
É comum que o responsável pelo preenchimento do draft, ou rascunho, Conhecimento de Embarque seja o exportador. Porém ele dificilmente conhece as particularidades do país importador, por isso é imprescindível que o importador confira de acordo com as leis do Brasil.
Sendo assim, mesmo se tiver um despachante ou agente de carga pode ser interessante conferir o documento também. Para mais informações você pode acessar nosso texto sobre Conhecimento de Embarque ou a página da Receita Federal.
E ai, gostou? Deixe um comentário!
1 thoughts on “Quais dados são obrigatórios no Conhecimento de Embarque”