Retorno sobre o investimento: o que é e como pode te ajudar

Você sabe o que é retorno sobre investimento (ROI)? Essa é uma das métricas mais importantes no setor industrial. Ela deve ser analisada em diversos momentos, especialmente antes da realização de novos investimentos.

Nesse artigo vamos explicar o conceito de retorno sobre investimento, abordando a sua importância para as empresas. Além disso, mostraremos como esse indicador deve ser aplicado e como fazer o cálculo de forma simples e assertiva.

O que é o retorno sobre investimento

Existem diversas métricas e indicadores importantes no setor industrial. Eles ajudam os gestores e empreendedores a tomarem melhores decisões, compatíveis com as necessidades, interesses e possibilidades do negócio.

Um desses indicadores é o retorno sobre investimento (ROI). Essa métrica não trata necessariamente do lucro, mas sim da margem de lucratividade de determinado investimento, com relação ao seu custo e receita.

Ou seja, o ROI está relacionado com os investimentos que são realizados na indústria e o retorno que pode ser gerado. Dessa forma é possível identificar quais são os investimentos viáveis, que valem a pena.

Qual a importância desse indicador

Analisar o retorno sobre investimento é importante por uma série de razões. Muitas vezes o empreendedor não sabe quais serão as consequências de um investimento sem antes avaliar o retorno que será gerado.

Se o retorno de um investimento for baixo, por exemplo, o custo elevado pode inviabilizar a sua realização. Mesmo investimentos rentáveis podem ser inviáveis se o retorno for baixo, tendo em vista que será necessário muito tempo para cobrir os custos.

Podemos dizer que o retorno sobre investimento contribui para a tomada de decisão. Ele orienta empresários no momento de fazer inversões que demandam grandes aportes.

Como o ROI deve ser aplicado

Apesar de ser possível a sua aplicação em todo e qualquer investimento, o retorno sobre investimento é indicado especialmente para investimentos maiores, que exigem uma grande quantidade de capital.

Decisões envolvendo movimentações substanciais na indústria, como a renovação de uma linha de equipamentos, aquisição de novas estruturas e diversificação da produção, exigem bastante reflexão por parte dos administradores.

Por isso é importante contar com ferramentas que sejam capazes de respaldar a decisão. O retorno sobre investimento é uma das melhores ferramentas, na medida em que permite conhecer a taxa de retorno.

O resultado obtido a título de ROI deve então ser comparado com outros dados e analisado sistematicamente. Se o investimento for lucrativo e estiver dentro das possibilidades financeiras do empreendimento, pode ser uma boa ideia investir.

Dicas de como calcular

Existem diversas maneiras para se calcular o retorno sobre investimento. Uma das fórmulas mais aplicadas leva em consideração a receita gerada e o custo. A fórmula abaixo pode ser utilizada:

Por exemplo, se o investimento para a aquisição de determinado equipamento for de R$20.000 e a receita que pode ser gerada com a sua implementação for de R$100.000, o retorno sobre investimento seria:

Nesse contexto, o retorno seria de 400%. Vale a pena destacar que o retorno sobre investimento não reflete o lucro, tendo em vista que esse depende do rendimento da indústria e de uma série de outras variáveis.

Calcular o retorno sobre investimento é fundamental para saber quando fazer um investimento. Esse cálculo deve ser feito antes de novas aquisições, como instrumento auxiliar para a tomada de decisão.

Dicas de comércio exterior

Uma dica importante para o importador e exportador ao calcular o retorno sobre o investimento é calcular corretamente todos os impostos e custos do processo. Em muitos casos empreendedores buscam auxilio de profissionais e até mesmo consultorias para entender todos os custos do processo.

Vale consultar um agente de carga para apurar todos os encargos de importação, por exemplo, ele poderá te auxiliar para que seja preciso no resultado do cálculo. Existem serviços específicos que podem te auxiliar nesse processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.