Tendências de RH para 2022

Getting your Trinity Audio player ready...

Quem nunca passou por uma entrevista com o RH e deu de cara com um dos profissionais mais importantes para os negócios de uma empresa?

Há ainda outros lados importantes dessa relação. Ser o profissional de RH e dar de cara com os profissionais que podem mudar o destino da empresa e ter que fazer escolhas. Ou ser o líder que orienta os profissionais de RH para que possam realizar o trabalho para qual são treinados da melhor forma possível.

Nessa matéria vamos abordar esse tema, a área do RH, e também como ela está incluída no cenário de 2022. Um cenário cheio de novidades.

A importância do RH para empresas de todos os portes

Sendo a porta de entrada e o primeiro obstáculo para qualquer grande profissional em de frente à uma empresa de respeito, a área do RH filtra e escolhe.

Da empresa de pequeno porte até a de grande porte, a necessidade de uma boa equipe de RH é indispensável, pois além da responsabilidade de entrevistar citada até agora, o time também precisa lidar com as questões e situações de todas as equipes da empresa.

É o link que protege a saúde da questão humana de um negócio, lidando constantemente com questões abstratas e subjetivas que são as expectativas e situações de cada um dos profissionais.

Tendências do RH para 2022

Segue abaixo algumas das questões importantes, veja:

  • Trabalho híbrido e flexível
    • Hoje em dia muitos dos trabalhos que eram possíveis de serem feitos nesse modelo de serviço estão sendo preferíveis de serem feitos dessa forma. Assim, o RH também muda totalmente sua abordagem, pois lida com problemas diferentes. Os profissionais não interagem tanto pessoalmente como antes e suas casas trazem outra gama de obstáculos.
  • Novos benefícios e contratos
    • As questões burocráticas resolvidas pelo RH, a papelada, mudou de padrão. Esse novo normal não possui muitos modelos ainda, o que faz com que os profissionais e equipes do RH precisem desenvolver junto com a empresa e colaboradores os melhores contratos. Isso pede tempo, profissionalismo, paciência e habilidades para minimizar os problemas.
  • A questão de diversidade
    • Quem percebeu que o mundo mudou acompanhou suas mudanças com coragem e mente aberta. lgbtqia+ foi um grande boom na necessidade das empresas de adotarem a diversidade como uma pauta principal e urgente. O RH precisa lidar com isso com seriedade e contratar pessoas de todos os tipos, abrindo as portas para aqueles que foram marginalizados e que possuem menos oportunidades. Essa consciência cria raízes fortes para todas as pessoas em todos os níveis.

 

Como se beneficiar das tendências

Para empresas que lidam com comércio exterior pode ser interessante ficar atento a temas em pauta no âmbito de Recursos Humanos. O trabalho híbrido, por exemplo, pode ajudar a pensar em novas estratégias para reduzir custos. Já pensou em mover a equipe administrativa para um escritório menor ou analisou quanto diminui os custos físicos mantendo as equipes em casa por alguns dias da semana?

Estar atento a demandas de colaboradores e benefícios que os concorrentes praticam podem ser um ótimo caminho para conseguir manter uma boa taxa de retenção de funcionários.

Quais temas estão surgindo em sua organização?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *