Seguro De Carga De Transporte Internacional

Getting your Trinity Audio player ready...

O seguro de carga de transporte internacional não é mandatório, mas é fundamental. Qualquer empreendimento, deve considerar prontamente proteger a sua mercadoria.

Então, o seguro de carga é uma maneira de cobrir eventuais incidentes que possam vir a ocorrer durante o transporte da carga. O que seriam esses acontecimentos? Perdas, extravios, incêndios, dentre outros.

Lembrando que a mercadoria passa por diversas etapas no trâmite de ser despachada de seu ponto de saída e ser entregue em seu ponto de chegada. Ou seja, há muitas possibilidades de ocorrer erros na logística e organização, resultando em prejuízo da sua carga.

A importância do seguro de carga de transporte internacional

Resumindo, o seguro de carga de transporte internacional é um serviço pelo qual você paga (assim como QUALQUER outro tipo de seguro) para que você seja ressarcido caso ocorra algo com aquilo que estiver transportando.

É importante pontuar que o seguro de carga pode ser contratado pelo exportador ou pelo importador. Isso normalmente é decidido durante o acordo entre as partes e pelo incoterm definido.

E qual das formas é mais vantajosa? Isso depende muito. Somente avaliando pontualmente quais são as condições oferecidas pelo exportador e quais são as ofertas de seguro disponibilizadas para o importador.

Então, basicamente, se você prezar pela sua mercadoria que está sendo transportada, invista em um seguro de carga. Ele muitas vezes tem um valor irrisório dentro da operação como um todo e pode te livrar enormes prejuízos.

Seguro de carga de transporte internacional: entenda as questões de sua obrigatoriedade

Muitos acham que a contratação do seguro de carga de transporte internacional é obrigatória por parte do importador, mas isso é um equívoco. Entretanto, como já dissemos, é uma estratégia fundamental para a segurança da mercadoria.

As empresas transportadoras são obrigadas, na verdade, a fazer um seguro de responsabilidade civil para a circulação internacional da mercadoria. Esses contratos são:

  • Responsabilidade Civil Transportador Rodoviário de Cargas (RCTR-C)
  • Responsabilidade Civil do Armador de Cargas (RCA-C)
  • Responsabilidade Civil do Transportador em Viagem Internacional (RCTR-VI)

O importador pode requerer adicionalmente outros tipos de seguro para cobrir eventuais acidentes que possam vir a ocorrer, como já explicado.

Não é obrigatório, mas entenda a importância

O seguro de carga de transporte internacional não é obrigatório, mas acompanhe um caso que ocorreu no dia 22 de julho deste ano (2020). O transporte aéreo da Ethiopian Ailines pegou fogo no Aeroporto de Pudong, na cidade de Xangai – China.

O destino era São Paulo e Santiago do Chile, houve um breve comentário publicado no site da aeronave e os órgãos responsáveis abriram uma investigação.

Felizmente, todos os membros da tripulação não tiveram ferimentos, mas as cargas que já estavam no avião foram perdidas. Presenciamos de perto clientes que caso não tivessem efetuado a contratação de seguro de carga teriam prejuízos consideráveis pois suas cargas estavam na aeronave.

Como comentamos esse não é um serviço obrigatório, porém pode ser fundamental para assegurar sua mercadoria em caso de acidentes. Ao cotar o frete considere cotar, também, o seguro de sua carga.

Veja bem, os aviões sempre são tidos como meios de transporte seguros – e, de fato, possuem alta segurança – mas sempre haverá a possibilidade de acidentes como este que correu em Xangai.

Um exemplo que também pode vir a ocorrer é o naufrágio – ou pelo menos a perda de mercadorias – em grandes navios de carga.

E qual respaldo tem o importador se vier a ocorrer algum acidente que prejudique a sua carga? Se ele tiver o seguro de carga de transporte internacional, seus direitos estão garantidos!

No caso do acidente da aeronave, havia clientes com o seguro de carga contratado pela Vênus Carga e a experiência – apesar de ser um momento traumático pelo ocorrido – foi a melhor possível.

Então, mesmo que o seguro de carga de transporte internacional não seja obrigatório, não deixe de fazê-lo prontamente se estiver trabalhando com importação. Acidentes acontecem e, infelizmente, podem ocorrer com a sua carga, então, previna-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *