Cotação De Frete Internacional

Getting your Trinity Audio player ready...

O processo de cotação de frete internacional é fundamental para quem trabalha com importações. Afinal, o frete pode significar uma porcentagem importante do valor final da compra.

Será que tem muita diferença de uma opção de frete para outra? MUITA! E fazer um estudo desse mercado é mandatório para quem deseja otimizar os seus custos.

Aqui levantamos as principais coisas a serem consideradas sobre o frete internacional, então fique atento ao que temos a dizer!

Cotação de frete internacional: quais são as variáveis

A resposta sobre como fazer uma cotação de frete internacional não é objetiva, pois há diversas coisas que devem ser consideradas. A melhor escolha depende de uma série de fatores, como:

  • Local

Obviamente, a distância entre o ponto de partida e o de chegada influência no valor do frete. Tratando de importação, o local se torna ainda mais determinante, pois a partir dele será possível avaliar qual a melhor modalidade de transporte.

  • Produto

O produto em si, possui muita influência no frete. Há coisas que são simples de serem transportadas e não exigem muitos cuidados, como roupas ou outras conhecidas como carga geral. Outros produtos devem ser transportados com os maiores cuidados do mundo (como peças extremamente sensíveis).

Se o frete for realizado com descaso e má logística, corre-se o risco do produto não chegar intacto. Então, você estará pagando mais por esse cuidado que deverão ter com a sua mercadoria.

  • Peso e dimensões

As dimensões e peso são determinantes na cotação de frete internacional. Você já se perguntou porque os ovos de páscoa são tão caros sendo que são feitos com menos chocolate?

Além de serem fabricados em outra linha de equipamentos, o frete desses ovos aumenta o seu valor. Isso porque ocupam muito mais espaço no caminhão (além de requerer cuidados especiais, o que se encaixa no item passado).

Produtos pesados também possuem um frete maior, pois os meios de transporte possuem uma carga máxima de frete para que a operação continue segura.

Quais são os tipos de fretes internacionais?

Há basicamente dois tipos de fretes internacionais: o marítimo e o aéreo. Cada qual possui as suas próprias particularidades.

  • Frete Internacional Marítimo

Talvez essa seja a modalidade mais eficiente para realizar o frete, visto que as mercadorias são alocadas em grandes containers e um navio consegue carregar alto volume de produtos (ao contrário do aéreo).

Mas, claro, há um grande contra: o tempo de entrega. Os navios não andam em alta velocidade e a mercadoria demora muito mais a chegar.

  • Frete internacional aéreo

Os aviões de carga são bem maiores que os modelos de viagens, mas, mesmo assim, ainda possuem um volume menor disponível. De maneira geral esse tipo de frete é mais caro, mas há a compensação na agilidade do processo.

É preciso considerar de onde a mercadoria está saindo, qual o seu peso e volume (como já foi discutido anteriormente).

Cotação de frete internacional: ajuda profissional faz a diferença

Quem trabalha com importação deve fazer a cotação de frete internacional de forma precisa e eficiente. Afinal, o valor do transporte é determinante na lucratividade dos produtos.

Apesar de parecer algo simples (simplesmente comparar as variáveis), ainda há muitas coisas atreladas ao processo de importação, como cadastros, impostos, dentre outros.

Por isso, contar com ajuda profissional nesse momento é essencial. Consultorias são capazes de alinhar as melhores condições de frete com aquilo que desejam importar.

A cotação de frete internacional é feita de forma personalizada e otimizada para cada cliente. O resultado? Maior lucratividade nas operações, além da segurança de que a mercadoria será entregue de forma correta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *