Como Aumentar O Faturamento Com A Importação

Saber como aumentar o faturamento com a importação é a chave para agregar mais lucratividade ao seu empreendimento. A importação pode ajudar a sua empresa a reduzir os custos de produção, isso porque pode te ajudar a otimizar investimentos em matéria prima e maquinário. Dessa maneira seu negócio pode se tornar mais competitivo no mercado externo e também no mercado nacional.

Em muitos casos o mercado internacional, principalmente a China, pode oferecer preços mais competitivos. Vale a pena calcular os encargos tributários para analisar a competitividade comparando com os mesmos produtos o mercado nacional.

Como aumentar o faturamento otimizando custo

Uma forma de aumentar o faturamento com a importação é otimizando os seus custos, mas como fazer isso?

Veja bem, não há nenhum tipo de empreendimento que consiga dominar todos os meios de produção envolvidos até o produto final do processo de produção. Mesmo uma empresa que acredite que domina todo o processo, normalmente depende de máquinas de terceiros, por exemplo.

O que estamos querendo dizer é que sempre haverá a necessidade de investir em alguma matéria prima ou produto incremental do processo. É aí que entra a importação! O custo necessário para fazer a sua linha de produção rodar, por exemplo, pode ser muito menor com produtos importados.

Principalmente se estamos falando de produtos tecnológicos, que costumam ser bem mais baratos no exterior. Então, você reduz os seus gastos e, consequentemente, aumenta o seu faturamento.

Importe produtos que sejam necessários a outros processos

Se você já trabalha com importação e revenda desses produtos, uma forma muito inteligente de ganhar dinheiro com isso é importando produtos que sejam necessários a outros processos.

Muitas empresas, independente do ramo, costumam encomendar coisas mais específicas no exterior. O grande problema disso é que a entrega é extremamente demorada.

Você pode escolher um ramo de atuação, fazer um estoque e vender com um valor bem mais alto. E porque as pessoas pagariam pelo valor mais caro? Porque o produto chegaria em uma semana, não em três meses.

Estude muito bem o mercado

Obviamente, quem deseja aumentar o faturamento com a importação deve estudar – e muito bem – o mercado.

O estudo de tendências é fundamental em qualquer ramo, pois é avaliando as movimentações do mercado que se torna possível identificar o que está e o que não está dando certo.

Além disso, entender o mercado facilita na precificação de produto. É importante oferecer um bom custo x benefício para que os importados não fiquem parados.

Estude muito bem os fornecedores

Escolher um fornecedor para importação pode ser um grande desafio. Como o investimento muitas vezes é alto, ter a certeza de que o produto escolhido é o que espera é muito importante.

Além disso é importante ter segurança em seu fornecedor. Separamos algumas dicas de como avaliar fornecedores externos, elas podem ajudar nesse processo.

A negociação também é um fator primordial para obter melhores resultados. Temos um texto dedicado a trazer dicas para se manter atento ao negociar com fornecedor externo para importação.

Uma vez que esses pontos foram avaliados contate seu agente de carga para auxiliar no processo de avaliação de custos de importação. Dessa maneira você conseguirá comparar o valor do investimento nacional com o importado.

Avalie o seu público-alvo

É imprescindível que os fornecedores atendam as expectativas de seu público-alvo, caso contrário nada faz sentido!

Os consumidores têm desejos e é preciso atendê-los. Às vezes, um produto de extrema qualidade fica empacado no estoque porque não há nenhuma demanda por parte dos clientes.

Então, avalie o seu público-alvo e descubra quais são seus anseios. Dessa forma é possível aumentar o faturamento com a importação, pois você terá maior demanda de venda.

Busque por profissionais para te auxiliar no processo

É muito importante que você busque alguém experiente para te assessorar nesse momento. A pandemia deixou o mercado muito instável, mas os profissionais sabem contornar essa situação e ver no quadro uma grande oportunidade.

As importações, mesmo com o dólar altíssimo, conseguem proporcionar bons números de lucratividade, mas é preciso saber o que está fazendo.

No início, consultorias com profissionais se tornam quase essenciais. Apesar de haver o investimento (o que é visto como negativo), será possível aumentar o faturamento com a importação de maneira muito mais eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.