Getting your Trinity Audio player ready...
|
O MERCOSUL é um dos maiores projetos de integração econômica da América Latina. Tendo como membros fundadores o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, além de outros membros associados, a iniciativa garante aos empreendedores desses países vantagens na importação e exportação de produtos.
Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo MERCOSUL, importadores do Brasil podem optar por diversos modais de transporte. Um dos mais indicados é o terrestre, sobre o qual falaremos nesse artigo.
Acordo de transporte internacional terrestre
A posição geográfica ocupada pelo Brasil possibilitou, ao longo dos anos, a celebração de acordos com países vizinhos, para a importação e exportação de produtos através do transporte terrestre.
Uma das principais iniciativas nesse sentido é o Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre. Este estabelece o transporte ferroviário e rodoviário entre Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Peru, Paraguai e Uruguai. A Venezuela também está inserida, no que se refere ao transporte rodoviário.
O principal objetivo do acordo é facilitar a troca comercial e cultural entre os países envolvidos. Além do turismo, que também é estimulado. Para saber mais sobre a legislação, clique aqui.
Com a simplificação dos trâmites nas fronteiras, maior segurança no transporte de mercadorias e agilidade, importadores do Brasil podem contar com um modal de transporte eficiente e econômico.
O que é FTL
Dentro do transporte terrestre, uma das possibilidades é o FTL (Full TruckLoad). Trata-se do transporte em que o volume de carga ocupa a totalidade da capacidade do veículo.
No entanto, com a contratação do transporte dedicado é possível realizar o transporte mesmo sem o preenchimento completo da carga. Nesse caso, não existe compartilhamento do transporte entre empresas.
O que é LTL
Já no transporte LTL (Less than TruckLoad) o volume transportado é inferior à capacidade do transporte. É conhecido também como carga fracionada, em que importadores e exportadores podem compartilhar o transporte.
Nessa modalidade, o transportador busca maximizar o aproveitamento do espaço total do transporte, ao fracionar as mercadorias.
Vantagens e desvantagens do FTL
São muitas as vantagens de se utilizar o transporte FTL. Com a adoção dessa estratégia é possível garantir a segurança e integridade da carga, tendo em vista a flexibilidade para acondicionamento dentro do transporte.
Como o transporte é dedicado, os riscos de perda e extravio no momento de separação das cargas são reduzidos.
Além disso, o importador não precisa agrupar e desagrupar os produtos – chamado processo de consolidação e desconsolidação. Isso gera agilidade e eficiência no embarque e também no desembarque de mercadorias.
A desvantagem desse transporte está no custo, que pode ser alto para o importador. O frete internacional deve ser suportado de forma individual pelo contratante, uma vez que o transporte não será compartilhado.
Vantagens e desvantagens do LTL
Se o custo é um dos pontos negativos do transporte FTL, no transporte LTL essa é uma vantagem. O compartilhamento do transporte garante economia na hora de pagar o frete internacional.
Por isso o modelo é indicado, principalmente, para importadores que estão com orçamento reduzido, transportando pequenas quantidades de mercadoria.
Entretanto, o custo baixo traz algumas desvantagens como a menor segurança no transporte e perda de agilidade. A preparação para o embarque envolve a busca por cargas compatíveis, por parte da transportadora, o que por si só gera demora na importação.
Importação e Exportação via transporte terrestre
Como é possível notar, o transporte terrestre é uma boa opção para importações realizadas em âmbito do MERCOSUL. A existência de inciativas como o Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre facilita muito o processo.
Dentre as opções para o importador, o LTL oferece baixo custo, mas pouca flexibilidade. Em contrapartida, o transporte FTL, apesar de mais caro, apresenta um leque maior de vantagens.
O transporte terrestre pode ser uma boa opção logística a ser explorada, assim como o transporte marítimo (LCL/FCL), e aéreo.
Se você tem dúvidas sobre a realização do transporte de cargas de um país para o outro, busque empresas de frete internacional idôneas como a Venus Cargo. Até a próxima!