Transporte internacional de pets

Getting your Trinity Audio player ready...

Quem possui animais de estimação sempre deve decidir se leva eles juntos ou não durante uma viagem, ainda mais se for para outro país. Afinal, o transporte dos pets exige muito planejamento, não só em relação à viagem em si, mas depois, já que é preciso ficar em um local onde eles são aceitos.

Mas você sabe como funciona o transporte internacional de pets? Hoje em dia, existem inúmeras regras que ajudam a garantir a sua segurança e saúde mesmo em longos deslocamentos, sendo essencial conhecê-las para não ter nenhuma dor de cabeça.

Então, se você tem interesse no assunto e quer saber mais, continue lendo este artigo e confira todas as informações nos tópicos a seguir.

  • Como funciona o transporte internacional de pets
  • Como emitir o passaporte para cães e gatos
  • Dicas para o transporte internacional de pets

Como funciona o transporte internacional de pets

Para realizar o transporte internacional de pets, é preciso seguir uma série de normas para que tudo ocorra dentro do previsto. Para tanto, existe uma documentação necessária e procedimentos obrigatórios.

Entre os documentos, exige-se apresentar documentos emitidos pela autoridade veterinária do país de origem que, aliás, devem ser aceitos no país de destino. Neles, devem constar as condições de saúde do pet, bem como o seu histórico.

Ou seja, recomenda-se planejar o transporte internacional de pets com alguns meses de antecedência. No Brasil, há o CVI – Certificado Veterinário Internacional e o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos. Esses documentos são emitidos pelo Vigiagro – Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional.

É adequado ainda que o dono do pet se informe a respeito das regras para o transporte internacional de pets do país para onde pretende viajar, já que essa parte do processo é de sua responsabilidade. As informações podem ser obtidas na embaixada e/ou no consulado do destino.

Como emitir o passaporte para cães e gatos

O passaporte de cães e gatos para realizar o transporte internacional de pets é obtido por meio da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência do seu estado. Assim, o primeiro passo do procedimento consiste em levar o animal de estimação ao veterinário.

O profissional deve realizar uma avaliação no pet de acordo com os requisitos do país onde você vai viajar. Em geral, ele precisa providenciar um certificado que ateste que o cão ou gato esteja em conformidade com as regras existentes no destino.

Da mesma forma, exige-se a documentação comprobatória, que consiste na apresentação de exames, vermifugações e vacinações. O segundo passo é imprimir e preencher o Requerimento de fiscalização para animais de companhia no site da Divisão de Defesa Agropecuária estadual.

O mesmo deve ser feito com o Requerimento para concessão de passaporte para cães e gatos. Em seguida, recomenda-se entrar em contato com o órgão do estado para agendar uma entrevista, sendo que a mesma necessita ocorrer de 10 e dois dias antes da data da viagem.

Além disso, indica-se que o contato com o órgão seja realizado com 30 dias de antecedência, para que haja tempo hábil para o agendamento. No dia da entrevista, o dono do pet precisa estar com toda a documentação reunida até então.

Dicas para o transporte internacional de pets

Existem empresas de carga internacional que oferecem também o serviço de transporte internacional de pets. A vantagem de utilizar esse serviço é que a sua equipe possui experiência no assunto e pode tornar o procedimento mais ágil e simples.

Para tanto, compõem a sua equipe médicos veterinários certificados no transporte internacional de pets que conhecem as regras dos principais destinos. Mesmo assim, é importante buscar essas empresas com mais de um mês de antecedência, para que o seu animal de estimação consiga viajar na data prevista.

Além disso, essas empresas ajudam a escolher a melhor rota, bem como a companhia aérea para transportar o seu cão ou gato com segurança e conforto. Mais uma vantagem de contratar esse tipo de atendimento é porque o pet é buscado no seu endereço e levado até o aeroporto onde vai embarcar.

E se for preciso, a empresa conta com a parceria de hotéis para que o animal de estimação faça a pernoite, caso a sua residência fique a mais de um dia de viagem do aeroporto. Esse atendimento especializado também acompanha o pet em todos os momentos no dia do voo.

Inclusive, durante a liberação aduaneira, quando são feitas as vistorias física e documental pelo Ministério da Agricultura, pela Receita Federal e pela Companhia Aérea. E mais, no destino, o pet é acompanhado pela empresa, para a sua adequada liberação e entrega ao seu dono.

Se o pet precisa ser medicado durante a viagem, a equipe responsável está preparada. E claro, ela fornece todas as informações necessárias para o proprietário, como a melhor caixa de transporte de acordo com o animal de estimação e demais dicas para uma viagem tranquila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *