O que é manufatura aditiva e qual impacto industrial

Getting your Trinity Audio player ready...

A manufatura está ganhando destaque em diversos segmentos, especialmente na indústria. Novas tecnologias estão oferecendo possibilidades incríveis para que empresas tenham acesso a produtos de qualidade com velocidade.

Nesse artigo vamos explicar o que é e como funciona a manufatura aditiva. Além disso, traremos algumas expectativas e projeções, indicando o impacto desse novo processo de criação.

O que é manufatura aditiva

A expressão manufatura aditiva é genérico e faz referência ao processo de manufatura que se utiliza de tecnologias digitais, para criar produtos e protótipos de qualidade elevada.

A partir de um modelo digital, criado através de programas de computador, é possível obter uma grande variedade de objetos físicos.

O processo de manufatura aditiva é mecânico e envolve a adição de camadas de material, de modo gradativo, uma sobre a outra, até a finalização do projeto.

A principal tecnologia empregada é a impressora 3D, uma das tecnologias mais impressionantes da atualidade, cada vez mais utilizada no segmento industrial, especialmente em razão dos benefícios que oferece.

Com a aplicação da manufatura aditiva é possível criar produtos complexos e desenvolver projetos alinhados com os interesses do empreendimento.

Entre as vantagens desse processo estão a produção rápida de produtos físicos a partir de modelos digitais, a possibilidade de criar projetos de design complexo, a alta customização, baixo custo e sustentabilidade.

A manufatura aditiva e o setor industrial

Os principais setores da indústria que estão explorando a manufatura aditiva são o aeroespacial, o médico, automotivo, energético e de bens de consumo.

A Airbus, uma das maiores produtoras de aeronaves do mundo, já emprega a tecnologia de impressoras 3D para a produção de peças. Os produtos criados são mais leves, resistentes e geram menor custo para a companhia.

Diversas montadoras já desenvolvem projetos, incluindo a criação de protótipos. Esse é outro exemplo da manufatura aditiva na indústria.

No entanto, apesar das novas possibilidades trazidas por esse processo de criação, nem todos os players do mercado conhecem e implementam o modelo.

Expectativas para o futuro da manufatura aditiva

Muitos setores da indústria já investem na manufatura aditiva. Os números de mercado apontam para um crescimento nesse setor.

Até 2016, por exemplo, foram vendidas mais de 275.000 impressoras 3D globalmente. O número é expressivo, para uma tecnologia ainda recente.

Uma pesquisa realizada pela Ernst & Young Global (EY) em 2016 mostrou que 84% das empresas já empregavam a impressão 3D, percentual que está crescendo gradativamente em diversas etapas produtivas.

Existe a expectativa de que aproximadamente US$ 300 bilhões sejam investidos em tecnologias inteligentes de fabricação, como é o caso da manufatura aditiva.

Isso faz com que esse processo de produção esteja no centro da chamada 4ª revolução industrial, que compreende o uso de diversos recursos tecnológicos de forma interligada, como inteligência artificial, big data e robótica.

Dessa forma, a manufatura aditiva tende a se tornar cada vez mais presente em diversos setores industriais, até estar completamente envolvida nos processos internos de produção.

Em um futuro não muito distante, pequenas, médias e grandes empresas, não apenas as indústrias, terão acesso a essas ferramentas e a todos os benefícios que elas oferecem.

Impactos para o comércio exterior

Para o comércio exterior os impactos serão diversos. Podemos contar com otimização de armazenamento ou logística devido a produtos com formatos muito mais anatômicos e com facilidade de empilhamento e transporte.

Além disso, a demanda de produtos e matérias primas podem mudar bastante uma vez que algumas peças poderão ser produzidas localmente com muito mais facilidade. O fato é que um novo universo de comércio será aberto uma vez que esse tipo de produção seja popularizada.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *