Acesso a capital em diferentes estágios de negócio

Getting your Trinity Audio player ready...

Diante da demanda sobre o assunto acesso a capital para empresas, separamos dicas, vantagens e alguns pontos de atenção para empresas em diferentes estágios de negócio.

Introduzimos o assunto no texto alternativas de acesso a capital, vale conferir caso ainda não tenha. Estas alternativas contribuem no processo de amadurecimento da empresa e de seus negócios, já que as aplicações feitas sempre visam um retorno de capital com um objetivo, trazendo frutos cada ação tomada.

Muitas empresas importadoras e exportadoras podem buscar esse tipo de investimentos para expandir seus negócios, mercados, buscar investimento para maquinários, aumentar seus estoques e muito mais.

Conheça as Alternativas de Acesso a Capital

Especialistas em investimentos de capital desenvolveram algumas alternativas que podem ser viáveis para atender as demandas financeiras em diferentes aspectos de empresas de todos os tipos.

Para isto, é preciso conhecer estas alternativas de acesso a capital e entender qual é a forma de funcionamento delas.

Empresas em estágios iniciais

 

Investimento Anjo

Este investimento tem como objetivo contribuir para as finanças das empresas recém-formadas, podendo ser acessadas por empresas que estejam iniciando seus trabalhos e desenvolvendo o modo de aprofundar o conhecimento de seus clientes. Ou seja, tem um produto testado e validado com clientes pagantes, mas em estágio inicial.

  • O tempo médio do processo deve demorar 3 meses. Depois de utilizar este modo de investimento, as empresas devem apresentar bons resultados e readaptar os objetivos da empresa com os planejamentos e as mudanças feitas. Existe a expectativa que a empresa alcance os objetivos determinados para o investimento.

Como este investimento acontece:

  • São agregados recursos por meio de conhecimentos na área de planejamento para as empresas;
  • É feita uma profissionalização dos colaboradores.

Investimento Seed

Este tipo é considerado o investimento seguinte ao Investimento Anjo, com um número de capitalização maior. Nesse caso a empresa já tem um produto testado e aprovado, porém busca crescimento no mercado.

O processo costuma demorar cerca de 3 meses.

Este investimento acontece da seguinte maneira:

  • Para que o risco do investidor seja diminuído, é comum que seja montado um fundo financeiro captado por diversos investidores;
  • Os investidores podem vetar tomadas de decisões;
  • As empresas são cobradas a atingirem os objetivos programados para o investimento;
  • Para que o investimento empresarial seja expandido, geralmente os investidores partem de uma empresa já com clientes ou produtos próprios.

Empresas em estágios de expansão e profissionalização

Séries A e B

Esse tipo de investimento é focado para empresas que possuem produto testado e expandido em determinado mercado. Ou seja a empresa tem atração, retenção e canal de venda aprovados.

Os investimentos da série A tem foco em estruturar um time que funcione além dos fundadores e dimensionar o mercado. Nos investimentos de série A, os investimentos são realizados em sua primeira parte junto de investidores profissionais, que já estão habituados com o mercado de giro de capital

Já a série B, são focados em expandir o mercado e tornar os processos mais efetivos.

Empresas que buscam profissionalização e consolidação

Growth Capital

O Growth Capital é um investimento que faz com que o crescimento da empresa possa ser aumentado de forma considerável, sendo realizado pelos investidores que já tenham certa experiência no segmento. Os investimentos devem ter ticket maior de U$20 milhões.

Um requisito fundamental para esse tipo de investimento é que a empresa tenha um produto escalável e busque esse crescimento.

Dessa forma, existem benefícios para os dois lados:

  • Investidores tem participação na tomada de decisão da empresa;
  • Torna a empresa competitiva para o mercado global.

Private Equity

O foco desse tipo de investimento é para empresas que estejam em consolidação que desejam crescimento orgânico. Outras alternativas podem ser para empresas que buscam: realizar aquisições, expandir geograficamente, expandir sua oferta, reduzir a alavancagem, entre outros.

Se você tem uma empresa de médio a grande porte em estágio maduro essa pode ser uma alternativa interessante. O processo pode demorar de 8 a 12 meses.

Esta é considerada uma aplicação que tem seu diferencial por poder ser feita diretamente pelas empresas ou investidores que atuam de forma individual, recebendo um capital privado para dar suporte em suas ações.

Empresas que estão nos estágios de expansão, profissionalização e consolidação

Capital de Giro

O Capital de Giro é um empréstimo feito para cobrir uma necessidade de curto a médio prazo. No caso de desequilíbrio de fluxo de caixa, adiantamento de pagamentos, reposição de estoque entre outros, essa pode ser uma alternativa.

Os bancos normalmente fornecem essas quantias em aproximadamente 3 meses. O prazo de pagamento pode chegar a até 5 anos, dependendo do ciclo de vida da empresa.

Linhas de Crédito

Este tipo de investimento é baseado em um fornecimento de crédito, para que a empresa possa realizar projetos de investimentos específicos. Se você busca adquirir uma nova máquina, equipamento ou investimentos em inovação por exemplo essa pode ser uma opção interessante.

O prazo de pagamento/amortização está entre 5 a 10 anos, com até 2 ou 3 anos de carência, a depender da linha de crédito e do valor a ser financiado. Porém as taxas de juros podem ser altas a depender do projeto a ser financiado.

Concluindo

Existem diversas Alternativas de Acesso a Capital, que podem ser disponibilizadas de acordo com a realidade da empresa e suas necessidades exclusivas. Nesse texto buscamos explicar algumas nomenclaturas utilizadas no mercado.

Se precisar de ajuda para entender o real custo de sua importação para estudar a viabilidade de seu negócio entre em contato conosco. Essa pode ser uma informação importante para o processo de planejamento para busca de capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *