Alternativas de Acesso a Capital

Getting your Trinity Audio player ready...

Para entender como realizar os investimentos de sua empresa, é muito importante reconhecer quais são as alternativas de acesso a capital, reconhecendo quais são as opções que mais combinam com seu negócio.

Entender estas alternativas contribui no processo de amadurecimento da empresa e de seus negócios, pois é uma forma de entender a melhor maneira de trabalhar a partir da experiência de profissionais investidores.

Conheça quais são as principais alternativas de acesso a capital e entenda as principais características de cada uma delas.

Conheça as Alternativas de Acesso a Capital

Especialistas em investimentos de capital desenvolveram algumas alternativas que podem ser viáveis para atender as demandas financeiras em diferentes aspectos de empresas de todos os tipos.

Para isto, é preciso conhecer estas alternativas de acesso a capital e entender qual é a forma de funcionamento delas.

Investimento Anjo

Este investimento tem como objetivo contribuir para as finanças das empresas recém formadas, podendo ser acessadas por empresas que estejam iniciando seus trabalhos e desenvolvendo o modo de atender seus clientes.

Como este investimento acontece:

  • São agregados recursos por meio de conhecimentos na área de planejamento para as empresas;
  • É feita uma profissionalização dos colaboradores;
  • Apesar do investidor possuir uma participação pequena dentro dos negócios da empresa, ele pode atuar de outras maneiras, como mentor, por exemplo.

Investimento Seed

Este tipo de investimento é ideal para as empresas que buscam ampliar seus conhecimentos e desenvolver métodos para investir na sustentabilidade de seu próprio negócio.

Este investimento acontece da seguinte maneira:

  • A empresa desenvolve maneiras de se relacionar com o mercado de atuação, atuando de forma eficiente;
  • A credibilidade da empresa é aumentada, devido ao desenvolvimento do profissionalismo em sua atuação;
  • Os valores dos produtos da empresa são maximizados em meio aos concorrentes.

Séries A e B

Neste tipo de investimento, a empresa passa por duas etapas: Na série A os produtos desenvolvidos passam por uma estruturação e na série B, o crescimento potencial dos produtos é desenvolvido.

Os requisitos deste tipo de investimento são:

  • Estruturação da equipe de colaboradores, incentivando a liderança;
  • Formação do time de colaboradores e profissionalização;
  • Desenvolvimento da atuação em meio ao mercado.

Growth Capital

O Growth Capital é um investimento que faz com que o crescimento da empresa possa ser aumentado de forma considerável, trazendo uma melhor estrutura para as ações desenvolvidas para se adequar ao mercado.

Neste investimento, a empresa pode:

  • Profissionalizar sua equipe de forma rápida e eficiente;
  • Ter o nível de credibilidade aumentado em meio ao mercado de atuação;
  • Aumenta o nível de competição da empresa, fazendo com que o destaque em meio aos concorrentes seja ainda maior.

Private Equity

As empresas que optam por este tipo de investimento, são aquelas que buscam por uma expansão geográfica, levando seus recursos a diversos lugares, visando seu crescimento de forma rápida e eficiente, pensando no futuro de seus negócios.

Capital de Giro

No Capital de Giro a empresa conta com um suporte de reestruturação de seu fluxo econômico, obtendo uma organização em seu sistema de fluxo de caixa, armazenamento de produtos e estoque.

Linhas de Crédito

Este tipo de investimento é baseado em um fornecimento de crédito, para que a empresa possa realizar seus objetivos e obtenha os recursos necessários de acordo com a sua necessidade, sendo analisada de forma singular e exclusiva, para cada tipo de caso.

Existem diversas Alternativas de Acesso a Capital, que podem ser disponibilizadas de acordo com a realidade da empresa e suas necessidades exclusivas. Nesse texto buscamos explicar algumas nomenclaturas utilizadas no mercado.

Caso esteja em busca de alternativas de acesso a capital, alguma dessas opções podem ser interessantes para o seu negócio. Avalie o momento que seu negócio está e entenda para onde pretende ir. Esse pode ser o primeiro passo para entender qual investimento faz mais sentido para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *